Os vários atrativos turísticos religiosos do Estado do Rio Grande do Norte objetivamente justificam o Decreto 30.776 publicado nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Rio Grande do Norte. O decreto institui o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Estado do Rio Grande do Norte (GT/Turismo Religioso).
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O artigo 2º do decreto estabelece que o GT/Turismo Religioso possui a finalidade de debater sobre o turismo religioso, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas e encaminhar ações para o desenvolvimento desse segmento turístico no Rio Grande do Norte, inclusive no que tange à criação, à consolidação e à difusão dos produtos e destinos turísticos religiosos no Estado.
Sidnésio Moura, coordenador do Fórum Nacional e Regionais de Turismo Religioso e idealizador e Coordenador do Caminho dos Santos Mártires do Brasil, destaca para o DIÁRIO alguns desses atrativos (Ouça o áudio a seguir:)
“Temos a estátua da imagem católica de Santa Rita de Cássia com 56 metros de altura, no município de Santa Cruz, maior que a própria estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro”, compara Sidnésio. “Temos o Caminho dos Santos Mártires que envolve quatro municípios; temos a igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, datada de 1599 (com 422 anos), a mesma da fundação do município; temos a réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capela das Aparições”, enumera o estudioso lembrando que esses são atrativos no entorno da capital potiguar.
Veja também as mais lidas do DT
“Na região do Seridó, centro do estado, temos o monte do Galo, a festa nossa Senhora de Santana e a basílica Nossa Senhora da Guia que foi instituída pelo papa Francisco este ano como a mais nova basílica e reconhecida pelo vaticano”, enumera Sidnésio. “Temos também, como relevante o Monte de Florânia, sobre o qual está edificado o Santuário de Nossa Senhora das Graças. Esses são os pontos fortes do turismo religioso potiguar”, destaca o historiador.
O Decreto, que é assinado pela governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tem a participação e apoio da secretária de Turismo do Estado, Ana Maria da Costa, o secretário adjunto, Leandro Prudêncio, Solange Portela subsecretária e toda sua equipe.
A expectativa é que o Grupo de Trabalho, oficializado pelo decreto, vá auxiliar no fortalecimento do turismo Religioso do Estado do Rio Grande do Norte.