1° Fórum de Turismo Religioso do Seridó (RN) discute hibridismo religioso no sertão

Continua depois da publicidade

Começou nesta terça-feira (27) e vai até esta quinta (29) o 1° Fórum de Turismo Religioso do Seridó, no Rio Grande do Norte.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota, a organização do evento informa que o Turismo Religioso e as expressões do sagrado no Seridó Potiguar são os temas do encontro. O evento online acontece simultaneamente à Festa de Sant’Ana de Caicó-RN.

Acesso ao último dia do evento: AQUI

Conteúdo das palestras

A programação de palestras e mesas temáticas debaterá as expressões religiosas no Nordeste do Brasil, as festas como patrimônio cultural imaterial, o hibridismo religioso no sertão e o potencial para o desenvolvimento do Turismo Religioso no Seridó potiguar. “Uma das propostas do evento está sendo para tratar da roteirização turística e as implicações no desenvolvimento regional do Seridó”, explica professor Marcelo Taveira, da comissão organizadora.

Veja também as mais lidas do DT

Destaque

Um dos destaques da programação é a palestra de Sidnésio Moura, que abordará a temática do Espaço Sagrado para o Desenvolvimento do Turismo Religioso e sobre a importância do Turismo de experiência para impulsionar esse segmento econômico e social.

Sidnésio é coordenador do Fórum Nacional e Regionais de Turismo Religioso, idealizador e Coordenador do Caminho dos Santos Mártires do Brasil (Crédito: divulgação)

Sidnésio é secretário adjunto de Turismo da Cidade de Canguaretama (RN), local onde aconteceu o primeiro massacre dos Santos Mártires do Brasil e que aos poucos formata um produto para se integrar aos roteiros religiosos do Brasil. Sidnésio é coordenador do Fórum Nacional e Regionais de Turismo Religioso, idealizador e Coordenador do Caminho dos Santos Mártires do Brasil.  Sua apresentação acontece nesta quinta-feira (27) às 09hrs na mesa de Debate 4 (veja a programação abaixo)

A programação de palestras e mesas temáticas debate as expressões religiosas no Nordeste do Brasil

O evento  é uma realização da ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, Diocese de Caicó e do Curso de Turismo da FELCS-UFRN.

O Fórum também conta com apoio da Fundação Joaquim Nabuco, IPHAN e Sebrae-RN e pretende mobilizar pesquisadores, gestores públicos, empreendedores do turismo, religiosos e comunidade em geral. As inscrições e submissões de trabalho serão feitas diretamente na página doity.com.br/forumturismoreligioso


PROGRAMAÇÃO – DIA 29/07/2021-
09hrs00 às 11hrs30min

MESA REDONDA 4 – Potencial para o desenvolvimento do Turismo Religioso no Seridó Potiguar
Debatedores:

Manoel Sidnésio Moura (MS Turismo & Eventos) – O Espaço Sagrado para o Desenvolvimento do Turismo Religioso

Yves Guerra (Sebrae-RN) – Turismo: o novo normal (pós-vacina)

Marcos Antonio Leite do Nascimento (UFRN) – Cruzeiros do Seridó e representações da cultura, fé e geodiversidade

Mediador:

Antônio Rafael Barbosa de Almeida (UESPI)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade