Delegação da China visita Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e firma parceria

Continua depois da publicidade
O encontro entre as lideranças do Rio de Janeiro e a delegação chinesa (Foto: divulgação)
O encontro entre as lideranças do Rio de Janeiro e a delegação chinesa (Foto: divulgação)

Rio de Janeiro está no ranking dos destinos mais visitados pelos chineses em turismo pelo Brasil

Edição do DT com agências

A China é considerada um mercado de extrema importância para o desenvolvimento do turismo do Brasil. São 130 milhões de chineses viajando anualmente pelo mundo com pouco mais de 50 mil com destino para o Brasil. Com o objetivo de estreitar relações, o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, e o presidente da TurisRio, Paulo Senise, receberam doze dirigentes do turismo do estado de Shanxi, comandados pelo vice-prefeito da cidade de Shuozhou, Chen Erdong.

A comitiva contou com três representantes de prefeituras de Shanxi, o responsável pelo Comitê de Desenvolvimento do Turismo da província e donos de agências de turismo. Para Felix o encontro é importante para a divulgação dos atrativos turísticos do Estado do Rio de Janeiro no país asiático.

“A China lidera o ranking de países que mais gastaram com turismo no exterior, com cerca de US$ 257,7 bilhões, e o Rio de Janeiro está entre os destinos mais procurados por esses visitantes. Nossa missão é levar, cada vez mais, turistas a conhecer a diversidade do Estado do Rio de Janeiro. Há municípios, tanto na serra quanto no litoral, prontos para receber um grande fluxo de visitantes e, o nosso trabalho, tem priorizado a divulgação dessas localidades. Considero fundamental este estreitamento de relações para o fortalecimento do nosso enorme potencial turístico”, declarou Erdong.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com dados do Ministério do Turismo, 57.860 turistas residentes na China visitaram o país em 2016. Desse total, 68,7% vieram motivados para realização de negócios, enquanto 23,4%, a lazer. Já em 2017, apesar do aumento no volume de turistas chineses, que cresceu 6%, ultrapassando os 61 mil visitantes, o perfil não se alterou. O presidente da TurisRio, Paulo Senise, chamou a atenção dos representantes da comitiva para o Rio+3, material promocional amplamente distribuído pela Setur/TurisRio em eventos de turismo nacionais e internacionais.

Rio + 3

“Nossa intenção ao produzir este material foi apresentar aos visitantes um destino que oferece uma enorme diversidade de atrativos que dispensam a extensão de viagens, além do Estado do Rio de Janeiro. A menos de três horas de distância da Capital há atrações disponíveis para todos os tipos de turista, sejam eles atraídos por serra ou pelo nosso amplo litoral”.

Senise sugeriu ainda a possibilidade, através da parceria criada neste primeiro encontro, do Rio+3 ser traduzido para o mandarim, atingindo assim um número bem maior de chineses.

Segundo o vice-prefeito Chen Erdong, Shanxi é uma província localizada no interior da China com mais de 5 mil anos de existência. Segundo Erdong há inúmeros atrativos turísticos históricos, mas, apesar disso, o número de turistas estrangeiros recebidos é muito pequeno.

“Recebemos em média 600 mil visitantes estrangeiros na nossa província. Oriundos da América do Sul são praticamente zero. Esse é o principal motivo da nossa visita. Queremos aprender com os dirigentes do turismo do Rio de Janeiro, um importante destino internacional, e conhecer o mercado brasileiro para que possamos levar um grande número de turistas para Shanxi”.

O vice-governador de Shanxi, Zhang Fuming, e o secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, assinaram um acordo de intercâmbio relacionado ao desenvolvimento da atividade turística de ambas as partes. O objetivo é fazer com que aumentem os projetos e programas, envolvendo instituições voltadas para o Turismo da região de Shanxi e do Estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade