Dia do alberguista é comemorado nesta sexta (15)

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Conhecer pessoas, fazer amigos e conviver, mesmo que temporariamente, com pessoas de diferentes países, culturas e religiões: essa é uma das principais vantagens de se hospedar em albergues ou hostels, como também são chamados. “A interação social é uma das premissas dos albergues. E um dos critérios para se tornar um hostel é justamente a existência de espaços de convivência, além dos quartos compartilhados, para que as pessoas possam conversar e se conhecer”, disse Aurélio Araujo, diretor de comunicação da Hostelling International (HI) no Brasil.

Segundo um estudo realizado pela rede de hotéis Mercure, 84% dos turistas brasileiros fazem amigos quando viajam, número superior à média mundial (56%).  A pesquisa foi feita com cinco mil pessoas de 16 a 65 anos, em 13 países.

Veja também as mais lidas do DT

Os preços mais baixos contam a favor dos albergues. A diária de um hotel simples em Copacabana (RJ) custa cerca de R$ 200. Já a hospedagem em um albergue pode custar R$ 40. Para o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, os albergues hospedam boa parte dos turistas que viajam pelo Brasil. “Durante a Copa do Mundo, por exemplo, cerca de 10,6% dos visitantes internacionais escolheram albergues ou campings para se hospedar no país”, disse José Francisco.

O Brasil está entre os 15 países com maior quantidade de albergues em todo o mundo, sendo o líder na América Latina, segundo a Hostelling International. Atualmente existem 164 hostels e albergues inscritos no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Ministério do Turismo, o Cadastur, e mais de 30 mil turistas credenciados à rede Hostelling International no Brasil.

Segurança

Alberguistas de primeira viagem não devem esquecer os cadeados para os armários de quarto, malas e mochilas. Durante a reserva, será possível escolher entre quartos compartilhados femininos, masculinos e mistos. Se a ideia é ter mais privacidade, prefira os que oferecem quartos individuais e para casais. Alguns albergues também não oferecem café da manhã, toalhas e roupas de cama. Vale verificar no momento da reserva.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade