Donald Trump ameaça barrar voos de empresas aéreas chinesas

Continua depois da publicidade

O governo Donald Trump ameaçou ontem impedir as companhias aéreas chinesas de voar de e para os EUA a partir do próximo dia 16, argumentando que Pequim ainda não aprovou a retomada do serviço pelas companhias americanas.

Agências Internacionais

A ameaça contra as empresas aéreas chinesas marca a mais recente deterioração na relação bilateral entre EUA e China, que encontra-se no seu ponto mais baixo e em mais de três décadas.

Veja também as mais lidas do DT

Algumas companhias aéreas americanas tentaram retomar as operações para a China neste mês, depois de suspenderem o serviço no início deste ano por causa da epidemia de covid-19.

O Departamento de Transportes dos EUA informou ontem que a Administração de Aviação Civil da China não havia aprovado os pedidos da United Airlines e da Delta Air Lines para retomar os voos para o país. Washington acusou Pequim de violar o acordo que rege as viagens aéreas entre os países.

O governo Trump disse que pode reconsiderar a ameaça se o órgão chinês ajustar sua política para permitir a retomada dos voos pelas companhias americanas.

“Nosso principal objetivo não é a perpetuação dessa situação, mas uma melhora no ambiente, no qual as companhias de ambas as partes poderão exercer plenamente seus direitos bilaterais”, disse o Departamento de Transportes dos EUA. “Se a agência chinesa ajustar sua política para trazer a necessária melhoria da situação para as empresas americanas, o Departamento estará totalmente preparado para revisar a ação que anunciou nesta ordem.”

Essa ordem afeta apenas as companhias aéreas chinesas do continente, e não as de Hong Kong. As empresas do continente mantiveram os voos entre os EUA e a China – mesmo depois que as americanas pararam de voar em fevereiro e março – embora em níveis reduzidos. Quatro companhias chinesas (Air China, China Southern Airlines, Xiamen Airlines e China Eastern Airlines) mantêm voos regulares entre os dois países, segundo o Departamento de Transportes dos EUA.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade