DZT comemora reunificação com filme e pipoca

Continua depois da publicidade

 

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT

Na quinta-feira, 15, o Centro de Turismo Alemão (DZT) para América do Sul comemorou os 25 anos da reunificação alemã de uma maneira bastante autêntica: com filme, pipoca e no espaço mais alemão de São Paulo. O Diário do Turismo foi convidado para assistir ao filme “Adeus, Lenin” – dirigido por Wolfgang Becker – no Instituto Goethe, em Pinheiros.

Veja também as mais lidas do DT

Todos os presentes (blogueiros e jornalistas) foram recebidos por Margaret Grantham, diretora do DZT, e pela equipe da Baobá Comunicação. Antes da sessão do filme, foram servidos minisanduíches e salsicha com mostarda, além de sucos naturais, refrigerantes e champagne, nada melhor que um resgate à gastronomia germânica. Após o evento, um brinde com uma cerveja alemã original para coroar o dia quente, que castigou os paulistanos.

O filme capta muito bem o sentimento alemão após a queda do Muro de Berlim em 1989. Transmite, de forma leve e engraçada, a mudança da realidade dos alemães após a queda do Muro de Berlim“, frisou Grantham, fazendo um comparativo numérico após a reunificação desde o aumento do território, número de galerias e museus etc, além de novos atrativos turísticos em Berlim e na fronteira com a Polônia.

Novos atrativos após a reunificação

Centro histórico de Görlitz.
Centro histórico de Görlitz.

A reunificação alemã trouxe mudanças significativas não só para dentro do país, mas, também, ao longo de suas divisas. As regiões que fazem fronteira com a Polônia e República Tcheca deram origem a destinos e roteiros de viagem únicos que, hoje, desempenham um papel importante na indústria do turismo. Entre as atrações que passaram a atrair visitantes de todo o mundo, a cidade mais oriental da Alemanha, Görlitz, que, em parte, se estende até a Polônia. São mais de 3500 edifícios históricos (do gótico, do renascimento, do barroco e da “art nouveau” e do bairro inteiramente conservado do século XIX, do período próspero conhecido como Gründerzeit) com mais de 500 anos, a maioria submetida à cuidadosa restauração, enchem os olhos dos visitantes na região Alta Lusácia. Na mesma região a tríplice fronteira, a “Via Sacra” é um atrativo à parte. O roteiro percorre antigas rotas de comércio e peregrinação passando por locais sagrados e com inúmeros tesouros artísticos.

O “Grünes Band” ou Cinturão Verde é um monumento vivo da reunificação. No local, há 25 anos, passava a fronteira que dividiu o país em sistemas sociais. Atualmente é possível explorar cerca de 1400km que abrigam mais de 5200 espécies de animais e aves, além de uma variedade peculiar da flora alemã. A região atravessa 17 ecossistemas diferentes, desde pântanos do Norte até as montanhas de baixa altitude no Sul. As três principais regiões, as montanhas Harz, o Estado de Turíngia e as Florestas da Franconia, desenvolveram diversas rotas de caminhas e ciclismo. Além destes, o Centro de Turismo Alemão oferece um guia impresso e online com 25 perspectivas da reunificação. Clique aqui.

Trecho do Cinturão Verde em Eerlebnis
Trecho do Cinturão Verde em Eerlebnis

Adeus, Lênin!

AdeusInspirado na queda do Muro de Berlim e na reunificação das duas Alemanhas, o protagonista da trama, Alexander (Daniel Brühl), em 7 de outubro de 1989, durante as festividades pelos 40 anos da RDA (Alemanha Oriental), vai às ruas do lado oriental de Berlim, onde vive com a família, para protestar contra o governo. Mistura-se aos manifestantes que sua mãe (Kathrin Sass), professora identificada com o regime de orientação soviética, condena.

Um ataque cardíaco a deixa em coma no hospital durante oito meses, período de implantação no país do sistema capitalista. Quando afinal desperta, Alexander quer preservá-la do choque e a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a RDA ainda existisse. Seu esforço será o de manter, nessa espécie de museu do socialismo. Wolfgang Becker encerra o filme com a imagem de uma estrela vermelha danificada que se reconstrói.

Goethe-Institut

Sede do Goethe Institute em São Paulo.
Sede do Goethe Institute em São Paulo.

O Goethe-Institut é a instituição oficial do governo alemão que organiza e apoia um espectro amplo de eventos culturais apresentando a cultura alemã no exterior. Oferece cursos, workshops e seminários para professores na área de alemão como língua estrangeira, além de um amplo programa de exames e provas de alemão.

A biblioteca fornece informações atualizadas sobre aspectos da vida cultural, social, e política alemã através de uma ampla e diversificada coleção de livros e outras mídias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade