Mercosul declara região da tríplice fronteira como Zona de Interesse Turístico

Continua depois da publicidade

A região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, com cerca de 2,5 mil quilômetros quadrados, foi declarada Zona de Interesse Turístico do Mercosul. O documento foi assinado por representantes dos países do bloco econômico, durante a 16ª Reunião dos Ministros de Turismo do Mercosul, nesta quinta-feira (15), em Assunção, Paraguai. A medida beneficia os municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina.

O documento marca o “compromisso com a promoção e o desenvolvimento do turismo na região da tríplice fronteira, através de mecanismos que favoreçam o crescimento econômico da região”, reforça “o interesse em incentivar o fluxo turístico” e ratifica “que a região constitui um espaço vital para a integração econômica e a união política de nossa América”.

Lei brasileira

Veja também as mais lidas do DT

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, representando a Gestão Integrada do Turismo, afirma que a declaração do Mercosul “vai respaldar a legislação que estamos construindo, atendendo pedido do ministro do Turismo, Henrique Alves, de criação de uma lei brasileira para zonas especiais de interesse turístico”. Segundo ele, “Foz do Iguaçu será a primeira cidade beneficiada pela nova lei”.

Motor de desenvolvimento

O documento assinado em Assunção reconhece “o potencial do turismo como motor de desenvolvimento econômico-social da região e como meio de alívio da pobreza”. O fortalecimento ao turismo, diz ainda, atenderá “às realidades ecológicas, geográficas, populacionais, sociais, culturais, econômicas, políticas, de acordo com as premissas do desenvolvimento sustentável, com os princípios do Direito Internacional e respeitando a soberania nacional”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade