Eduardo Kobra pinta Villa Lobos em São Paulo

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Reconhecido mundialmente, o artista brasileiro Eduardo Kobra fará algo inédito em suas mais de três décadas de carreira: no próximo sábado (5), ele participa de um concerto em homenagem aos 135 anos do nascimento do músico Heitor Villa-Lobos (1887-1959) no Teatro Municipal de São Paulo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 


Enquanto a Orquestra Sinfônica Municipal, regida pelo maestro Roberto Minczuk, executa as famosas ‘Bachianas’, Kobra finalizará, ao vivo nas laterais e no fundo do palco, três painéis que também aludem à genialidade do compositor brasileiro. O espetáculo, chamado de ‘Villa Total’, será dividido em duas partes, ambas no dia 5 — a primeira começa às 16h, a outras às 21h30.

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“Será uma experiência única e fiquei entusiasmado com a ideia desde que recebi o convite do maestro, ainda no ano passado. Foram semanas de estudos, em que mergulhei na obra e na história de Villa-Lobos e planejamos as imagens que melhor corresponderiam ao momento”, comenta Kobra. “Espero que o público goste de acompanhar essas, digamos, pinceladas finais, ao mesmo tempo em que a obra de Villa-Lobos será executada por essa importantíssima orquestra brasileira.”

Significados

Trata-se de uma participação cheia de significados. Os painéis laterais trazem, respectivamente, as figuras de Villa-Lobos e do compositor germânico Johann Sebastian Bach (1685-1750). Bach era o compositor de predileção de Villa-Lobos — que se apropriou muito de sua técnica para produzir uma música instrumental considerada moderna. Não à toa, o conjunto mais famoso de Villa-Lobos acabou batizado de ‘Bachianas Brasileiras’.

Nos painéis de Kobra, as linhas de uma partitura musical se confundem com os cabelos de ambos os compositores. “Acabou criando um efeito interessante, por causa do penteado de cada um deles. No final, tem-se a impressão visual de que Bach, gênio do barroco musical, tinha uma partitura mais rebuscada e com aparência de organizada. E Villa-Lobos, um dos participantes da Semana de Arte Moderna, ganhou uma representação de partitura mais caótica. Considerando a evolução da história da arte como um todo, achei que ficou uma ideia bem-resolvida”, comenta o artista Kobra.

O painel principal será instalado no fundo do palco. Ali, Kobra criará uma releitura do Cristo Redentor como maestro, tendo as icônicas calçadas paulistanas de fundo. “Mais do que um símbolo carioca, é o principal cartão-postal do Brasil. E a Semana de Arte Moderna aconteceu há 100 anos, exatamente em São Paulo, exatamente nesse Teatro Municipal. Com a participação de Villa-Lobos, também um carioca”, diz o artista.

O símbolo turístico-cultural brasileiro, reconhecido mundialmente, funciona então como metáfora para o marco fundador da cultura nacional, como a Semana de 22 costuma ser avaliada. É o monumento máximo do Brasil regendo o futuro cultural. Ao mesmo tempo, é um símbolo do Rio em São Paulo, dando também essa ideia de que não existe um centro apenas do fazer arte — é a mistura que resulta na grandeza do país.

“Acredito que desta maneira conseguimos enaltecer a genialidade de Villa-Lobos e, ao mesmo tempo, situá-lo como um dos principais participantes da Semana de Arte Moderna que aconteceu há 100 anos”, pontua Kobra.

Uma outra camada de leitura ainda permite ver o Cristo Redentor como um elo a mais de ligação entre Bach e Villa-Lobos. O primeiro era um cristão fervoroso, seguia o protestantismo de linha luterana e teve, entre suas principais composições, missas latinas e motetos sobre passagens bíblicas. Já Villa-Lobos, que nasceu e morreu no Rio de Janeiro, foi a proeminente figura carioca entre os modernistas de 22 — e, portanto, pode muito bem ser representado pelo símbolo máximo da paisagem de lá.

“E, é preciso frisar, principalmente nesses tempos de guerra e violências pelo mundo: o Cristo Redentor é, acima de tudo, um símbolo de paz. Quando o vislumbro regendo, desejo que essa regência também seja a regência de uma paz mundial”, afirma.

Além de tudo, há ainda um outro significado — que também dialoga profundamente com os ideais difundidos desde cem anos atrás pelos defensores da arte moderna. Kobra nasceu na periferia paulistana, teve um passado como pichador e se tornou um dos principais expoentes da chamada street art.

“Estar pintando dentro do Municipal tem um peso enorme. O peso de uma instituição de mais de 110 anos, historicamente ligada às manifestações artísticas mais clássicas, que abre as suas portas e permite que alguém que pinta nas ruas, e orgulhosamente nas ruas do mundo todo, faça sua arte em seu palco”, diz Kobra.

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, no Theatro Muncipal, em São Paulo (Crédito: Divulgação)

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

SOBRE A SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos – Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar.

 

 

 

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