quinta-feira, abril 3, 2025
HomePolíticas de turismoEmbratur lançará campanha nacional pela valorização do turismo local

Embratur lançará campanha nacional pela valorização do turismo local

Presidente da agência realizou coletiva de imprensa no FESTURIS e falou sobre o potencial de recuperação do Brasil

POR ZAQUEU RODRIGUES


A Embratur (Agência brasileira de promoção internacional do turismo) lançará neste mês de novembro uma campanha de valorização do turismo de curta e média distâncias. A medida foi anunciada nesta sexta (6) pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, durante a sua participação no 32º FESTURIS, Feira Internacional de Turismo de Gramado, que acontece até o dia 7 de novembro no centro de eventos Serra Park.

O projeto, disse Machado, compreenderá todo o território nacional e acontece após a Embratur ser impedida de realizar ações internacionais em função da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 160 mil pessoas no Brasil. “Hoje, só podemos fortalecer a atividade turística no Brasil”.

O presidente da Embratur afirmou que o Brasil está perdendo o time da história com a proibição de ações internacionais. “Não estamos nas prateleiras do exterior”, disse ele, lembrando que o país tem um déficit histórico de turistas estrangeiros. “Por anos, recebemos em torno de 6 milhões de turistas estrangeiros e mandamos para o exterior 11,5 milhões”.

Durante a coletiva, o presidente da Embratur afirmou que o Brasil está perdendo o time da história com a proibição de ações internacionais.

Ele também destacou a importância do turismo para a geração de emprego e o comparou com o agronegócio. “O Brasil, ao fim da pandemia, tem o maior potencial do mundo de recuperação.  O turismo tem um valor social muito maior do que o agronegócio”, destacou.

Machado também disse que a Embratur vem promovendo fantrips com jornalistas em influenciadores digitais para promover o turismo interno nesse período de dificuldades. “Estamos vivendo uma crise bíblica”, dimensionou ele, lembrando que a pandemia pegou a todos de surpresa.

Ele também afirmou que a Embratur planeja instalar escritórios regionais em países estrangeiros. Entre outros destinos estão: Argentina, Portugal, China e Estados Unidos. A iniciativa, pontuou ele, ajudará a promover o destino Brasil e irá valorizar o potencial do turismo Brasileiro. Para ilustrar esse potencial, ele repetiu o que tem sido o seu mantra: “O Brasil é o único país do mundo que tem 6 biomas”.

O presidente da Embratur também ressaltou que as buscas por turismo de natureza aumentou no Google. “Em 2019, a cada 100 buscas, 10 eram por turismo de natureza. Em 2020, a cada 100 buscas, 54 é por turismo de natureza”.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque