Embratur lançará campanha nacional pela valorização do turismo local

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Presidente da agência realizou coletiva de imprensa no FESTURIS e falou sobre o potencial de recuperação do Brasil

POR ZAQUEU RODRIGUES


A Embratur (Agência brasileira de promoção internacional do turismo) lançará neste mês de novembro uma campanha de valorização do turismo de curta e média distâncias. A medida foi anunciada nesta sexta (6) pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, durante a sua participação no 32º FESTURIS, Feira Internacional de Turismo de Gramado, que acontece até o dia 7 de novembro no centro de eventos Serra Park.

O projeto, disse Machado, compreenderá todo o território nacional e acontece após a Embratur ser impedida de realizar ações internacionais em função da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 160 mil pessoas no Brasil. “Hoje, só podemos fortalecer a atividade turística no Brasil”.

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O presidente da Embratur afirmou que o Brasil está perdendo o time da história com a proibição de ações internacionais. “Não estamos nas prateleiras do exterior”, disse ele, lembrando que o país tem um déficit histórico de turistas estrangeiros. “Por anos, recebemos em torno de 6 milhões de turistas estrangeiros e mandamos para o exterior 11,5 milhões”.

Durante a coletiva, o presidente da Embratur afirmou que o Brasil está perdendo o time da história com a proibição de ações internacionais.

Ele também destacou a importância do turismo para a geração de emprego e o comparou com o agronegócio. “O Brasil, ao fim da pandemia, tem o maior potencial do mundo de recuperação.  O turismo tem um valor social muito maior do que o agronegócio”, destacou.

Machado também disse que a Embratur vem promovendo fantrips com jornalistas em influenciadores digitais para promover o turismo interno nesse período de dificuldades. “Estamos vivendo uma crise bíblica”, dimensionou ele, lembrando que a pandemia pegou a todos de surpresa.

Ele também afirmou que a Embratur planeja instalar escritórios regionais em países estrangeiros. Entre outros destinos estão: Argentina, Portugal, China e Estados Unidos. A iniciativa, pontuou ele, ajudará a promover o destino Brasil e irá valorizar o potencial do turismo Brasileiro. Para ilustrar esse potencial, ele repetiu o que tem sido o seu mantra: “O Brasil é o único país do mundo que tem 6 biomas”.

O presidente da Embratur também ressaltou que as buscas por turismo de natureza aumentou no Google. “Em 2019, a cada 100 buscas, 10 eram por turismo de natureza. Em 2020, a cada 100 buscas, 54 é por turismo de natureza”.

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