O Encatho & Exprotel iniciou sua programação de capacitação com palestras que abordam temas importantes para os hoteleiros, como a seleção de talentos e os diferenciais para ter dupla satisfação: do cliente e de si próprio.
Por Caroline Figueiredo, de Florianópolis*
Na manhã desta quarta-feira, 27, o Encatho & Exprotel iniciou sua programação de capacitação, no Centro Sul, com diversos temas importantes para os hoteleiros.
Antes da primeira palestra do dia, Xuxu, da equipe de recreação do hotel Jurerê Beach Village, Localizado em Jurerê, animou os participantes com coreografias ao som dos sucessos de Sidney Magal.
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A primeira palestra do dia ficou à cargo de Renata Pereira, que tem MBA, é coach e mentora de carreira da C3GI. Ela falou com alegria e sorriso no rosto sobre RH e como selecionar talentos para a hotelaria.
“Trabalhar com pessoas é desafiador”, lembrou a palestrante, e todos concordaram. “Mas precisamos estar atentos às inovações do mercado, porque muitas delas já fazem parte da nossa realidade”, complementou.
Se realizar e fidelizar o hóspede
Na 2ª sala, Alexandre Weimer, cofundador da HJ Conference, palestrou sobre o tema “Pare de falar em inovação. Primeiro arrume sua cama”.
Com tema vocativo e participação em peso dos visitantes, Alexandre falou sobre as atitudes, que por vezes podem parecer simples, mas são o diferencial para que os clientes e hóspedes sejam conquistados e fidelizados.
Como exemplo, ele citou uma hamburgueria artesanal montada pela consultoria em que ele trabalha. Para mostrar que cada lanche é preparado com carinho, cada embalagem recebe um desenho diferente, feito por um desenhista profissional. Os clientes gostaram tanto que agora compram o sanduíche e pedem mensagens para presentear alguém especial.
Segundo Alexandre, isso também se aplica à hotelaria: “É diferente você ouvir alguém dizer que foi a Flórida e que foi a Disney. Você ouve: “Fui à Disney e quero voltar com a minha família”. Como fazer o nome do seu hotel ser lembrado dessa maneira? “, levantou o questionamento.
Weimer também relacionou a questão com a execução do serviço prestado: “Se eu fizer o meu trabalho estando realizado, entregando o meu melhor, o cliente ou o hóspede vai perceber”, afirmou.
Energia sustentável e melhorias para os hotéis
A terceria palestra da manhã foi “Energia 360 – Energia mais barata & sustentável ao alcance de todos”, feita pelos painelistas Sandro Bittencourt de Souza; Michel Kazmierski
e Dangelo Dalla Rosa. A palestra foi mediada por Mário Gaidzinski.
Os presentes falaram sobre a atenção da sociedade à preservação do meio ambiente e o quanto isso é importante. Também falaram como isso impacta na procura, inclusive dos hoteleiros, por energia sustentável para seus empreendimentos.
Os palestrantes mostraram dados e hotéis que já aderiram a cooperativas de energia sustentável, além da economia que fizeram, o retorno financeiro e a colaboração com o meio-ambiente.
“O contrato é de adesão, ou seja, você pode entrar e sair a hora que quiser; é regulamentado pela lei que quem aderir a fontes de energia até o dia 6 de janeiro de 2023 terá o domínio até 2045. Então, outro detalhe positivo e importante a se pensar, além de economizar e colaborar realmente com a preservação do meio ambiente”, finalizou XXX.
A proteção dos dados dos hóspedes
Por fim, a rodada de capacitações da manhã foi encerrada com o “Painel LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na hotelaria: quais as mudanças para seu hotel?”, com os painelistas Dr. João Paulo de Mello Filippin, Adriano Palma. O painel foi mediado pelo Dr. Henrique B Souto Maior Baião.
Os palestrantes falaram sobre os dados dos hóspedes, como são captados e armazenados, e o que a Lei Geral de Proteção de Dados gerou mudanças para a hotelaria.
*A repórter Caroline Figueiredo viaja à Florianópolis-SC a convite do Encatho & Exprotel para cobertura do evento.