sexta-feira, abril 4, 2025
HomePolíticas de turismoEntenda como Qingdao, na China, quer se transformar em...

Entenda como Qingdao, na China, quer se transformar em um centro global de filmes

por Rodrigo Luis*
Na cidade de Qingdao, na província de Shandong, foram concluídas as obras da “metrópole cinematográfica” no último sábado (28). De acordo com a empresa chinesa Dalian Wanda, o investimento no amplo complexo de estúdio de cinema com parque temático, iate clube, hotel, shopping center e restaurantes foi de US$ 7,9 bilhões (mais de R$ 27,3 bilhões).
O Qingdao Movie Metropolis abrange mais de 1,6 milhão de metros quadrados, possui instalações de produção de última geração, além do maior cinema da Ásia.
“Vamos impulsionar o desenvolvimento da indústria cinematográfica chinesa. Este é o maior investimento que a indústria global de cinema e televisão já viu”, garantiu Wang Jianlin, CEO da Wanda. O objetivo, de acordo com ele, é atrair produtores e diretores estrangeiros para o país e “transformar Qingdao em um centro global de filmes”.

A Grande Muralha

O Qingdao Movie Metropolis abriu seus primeiros estúdios em 2016 e já recebeu algumas produções de Hollywood, incluindo “A Grande Muralha”, estrelado por Matt Damon. Foi o primeiro grande filme de Hollywood direcionado a um público global a ser filmado e produzido na China.
Em 2016, a Dalian Wanda disse que daria grandes descontos a filmes e estúdios de cinema estrangeiros no Qingdao Movie Metropolis. A companhia também comprou a Legendary Entertainment, estúdio americano por trás de sucessos como Jurassic World, Godzilla e trilogia Batman Dark Knight.
*Rodrigo Luis é sócio-diretor da Winpoint Technology e mora em Shenzhen, na China, desde 2009

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque