Entenda como Qingdao, na China, quer se transformar em um centro global de filmes

Continua depois da publicidade
por Rodrigo Luis*
Na cidade de Qingdao, na província de Shandong, foram concluídas as obras da “metrópole cinematográfica” no último sábado (28). De acordo com a empresa chinesa Dalian Wanda, o investimento no amplo complexo de estúdio de cinema com parque temático, iate clube, hotel, shopping center e restaurantes foi de US$ 7,9 bilhões (mais de R$ 27,3 bilhões).
O Qingdao Movie Metropolis abrange mais de 1,6 milhão de metros quadrados, possui instalações de produção de última geração, além do maior cinema da Ásia.
“Vamos impulsionar o desenvolvimento da indústria cinematográfica chinesa. Este é o maior investimento que a indústria global de cinema e televisão já viu”, garantiu Wang Jianlin, CEO da Wanda. O objetivo, de acordo com ele, é atrair produtores e diretores estrangeiros para o país e “transformar Qingdao em um centro global de filmes”.

A Grande Muralha

O Qingdao Movie Metropolis abriu seus primeiros estúdios em 2016 e já recebeu algumas produções de Hollywood, incluindo “A Grande Muralha”, estrelado por Matt Damon. Foi o primeiro grande filme de Hollywood direcionado a um público global a ser filmado e produzido na China.
Em 2016, a Dalian Wanda disse que daria grandes descontos a filmes e estúdios de cinema estrangeiros no Qingdao Movie Metropolis. A companhia também comprou a Legendary Entertainment, estúdio americano por trás de sucessos como Jurassic World, Godzilla e trilogia Batman Dark Knight.
*Rodrigo Luis é sócio-diretor da Winpoint Technology e mora em Shenzhen, na China, desde 2009
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade