João Carlos Pollak, do Guarujá Convention: “Cabe a nós, promover o destino”

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REDAÇÃO DO DT 

Ao completar um ano à frente do Guarujá Convention & Vistors Bureau (GC&VB), João Carlos Pollak comemora avanços no turismo da cidade praiana. Ambientado e há dez anos na cidade, Pollak transita bem junto aos órgãos públicos, conhece os sócios-fundadores do Conventions da cidade e tem excelente relacionamento com a iniciativa privada. Seu trabalho já vem rendendo frutos e pode ser comprovado no significativo fluxo de turistas que preferiram a “Pérola do Atlântico” neste verão, cerca de 700 mil pessoas ficaram no destino entre os dias 4 e 9 de fevereiro, durante o Carnaval. “O sucesso dessa temporada é atribuído não apenas ao fato de Guarujá dispor da maior e melhor oferta hoteleira do litoral paulista, mas também pelas iniciativas de capacitação e de treinamento realizadas em âmbito municipal, que incluem taxistas, guarda municipal entre outras categorias profissionais que contribuem de maneira decisiva para a satisfação do visitante”, afirmou Pollak em entrevista exclusiva ao DIÁRIO. Acompanhe:

DIÁRIO – Como você vê a situação do Guarujá hoje, sob o ponto de vista do Turismo, do Lazer e do Entretenimento?

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JOÃO CARLOS POLLAK – O Guarujá sempre teve sua atratividade relacionada ao título de “praia do paulista”; por estar muito próximo da capital. Aqui na região, temos as melhores praias e mais próximas, com acesso muito fácil. Então, vemos, ano a ano, um aumento de pessoas vindo para o Guarujá. Tentamos fazer com que não falte nada, juntamente com o apoio de outros órgãos, como por exemplo a prefeitura. Tivemos um aumento no número de guarda-vidas, aumento no efetivo do batalhão de operações especiais da polícia;  sim, temos problemas de segurança, mas como em qualquer lugar;

Somos uma ilha pequena e mesmo assim o destino vem numa crescente. Cabe a nós promover o destino e, junto com a população local, melhorar cada vez mais a atratividade do Guarujá, principalmente por não se tratar somente de praia, mas de um sítio histórico com vários atrativos culturas interessantes. Somos um destino de vocação bastante turística. Estamos sempre apresentando o Guarujá para mais pessoas. Temos, como todas as cidades brasileiras, problemas de insegurança, mas já evoluímos muito, comparado a anos atrás.

O Guarujá está preparado para receber seus turistas com a máxima qualidade e excelência em infraestrutura. Nosso setor comemora o aumento do fluxo de visitantes, o que certamente é fruto do reconhecimento de um trabalho que realizamos o ano todo. Neste verão, cerca de 700 mil pessoas ficaram no destino entre os dias 4 e 9 de fevereiro, durante o Carnaval.

DIÁRIO: Ao que se deve o sucesso desta temporada, mesmo em tempos de crise econômica?

POLLAK: Ele é atribuído não apenas ao fato de Guarujá dispor da maior e melhor oferta hoteleira do litoral paulista: 2 resorts, 67 hotéis, pousadas e flats de diversos estilos, instalados por toda a cidade, mas também das iniciativas de capacitação e de treinamento realizadas em âmbito municipal, que incluem taxistas, guarda municipal entre outras categorias profissionais que contribuem de maneira decisiva para a satisfação do visitante.

De acordo com a Secretaria de Turismo e o Guarujá Convention & Vistors Bureau, 700 mil pessoas foram ao destino entre os dias 4 e 9 de fevereiro
De acordo com a Secretaria de Turismo e o Guarujá Convention & Vistors Bureau, 700 mil pessoas foram ao destino entre os dias 4 e 9 de fevereiro

DIÁRIO: Alguns presidentes de Conventions Bureaux do Brasil reclamam de problemas do repasse da room tax para a entidade, por parte de seus filiados. Isso acontece no Guarujá?

POLLAK – Essa não é uma verdade absoluta. Se você, por exemplo, tem um Convention no qual foi regulamentado uma convenção dizendo que você está autorizado a cobrar o room tax para a melhoria e divulgação do destino, o associado que recolhe não pode ficar com esse valor porque é uma apropriação indébita, passiva de multa, trata-se um crime. Os associados do Convention, temos certeza que repassam. Não é uma taxa obrigatória, ela nunca pode ser obrigatória. O turista entende isso como um bem necessário para o destino visitado. As convenções realizadas em hotéis são mais difíceis de termos arrecadação, já o hóspede sim, contribui individualmente.

A fonte principal de arrecadação do Convention é baseada nas mensalidades dos associados, através de parcerias e, aqui no Guarujá, temos um convênio com a prefeitura, que repassa um montante e contribuímos com a promoção em parceria com a Secretaria de Turismo.

DIÁRIO: O Guarujá terá alguma abertura de novos hotéis? Se sim, quais e quando serão implantados? 

POLLAK – Aqui no Guarujá não é segredo, será aberto um ibis Style com previsão para este ano na praia da Enseada. Renovamos o contrato com o proprietário do nosso hotel e existem ainda outros projetos em andamento, mas nada assinado ainda, nada definitivo, mas algumas localizações aqui na baixada que a própria Accor está olhando. O grupo e outras redes acreditam, sim, no potencial da região. Temos bastante espaço para crescimento ainda.

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