Espetáculo: Itaipu está escoando duas Cataratas do Iguaçu por segundo!

Continua depois da publicidade
Das Agências
Show das águas volta na primavera para alegria dos turistas que visitam Foz do Iguaçu
Desde as 22 horas da últimaa sexta-feira (16), a Itaipu está escoando pelo vertedouro da usina o excedente de água que não é utilizado para a geração de energia. O resultado é um espetáculo a mais para os turistas que estão visitando a hidrelétrica neste fim de semana. Desde julho, quando o Paraná registrou uma das maiores cheias da história, a usina não vertia. Agora, o show das águas no cenário da barragem acontece em plena primavera, quando os termômetros atingem temperaturas de verão.O vertimento começou nesta sexta-feira, às 22 horas com uma vazão de 1.342 metros cúbicos de água por segundo. Por uma das calhas, são três no total, já estão passando, neste sábado pela manhã, 2.642 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente à vazão normal de duas Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, a principal atração de Foz do Iguaçu e um dos roteiros mais visitados no Brasil por estrangeiros.

A Itaipu deve continuar vertendo por pelo menos mais três dias. O vertimento ocorre em função do excesso de chuvas localizadas no Paraná, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, na bacia incremental, que também alimentam o reservatório do lago de Itaipu. A causa é o fenômeno meteorológico El Niño. Todo o Sul do País sofre as consequências com precipitações elevadas.

A usina está operando na cota 220.18 metros acima do nível do mar. A cota normal de operação varia entre 218,30 a 220.30m. Em condições normais, acima desse nível, a usina começa a verter. Itaipu produz normalmente e atende toda a demanda de energia que os sistemas elétrico brasileiro e paraguaio pedem. A última vez que Itaipu verteu foi entre 11 e 27 de julho, por causa da cheia do Rio Paraná.

Horário de verão
Três atrativos do Complexo Turístico Itaipu estão funcionando normalmente: a Visita Panorâmica, o Polo Astronômico e o passeio de Kattamaram, no lago de Itaipu. A partir de domingo, 18, com a mudança do horário de verão, o passeio do Kattamaram para ver o pôr do sol será às 19h e não mais às 17h. Os outros horários do Kattamaram continuam inalterados, com saídas às 12h e 14h30. Para consultar os horários dos passeios e comprar ingressos, consulte o site www.turismoitaipu.com.br.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade