EUA: economia deve recuperar o nível pré-pandemia no meio deste ano

Continua depois da publicidade

A economia dos EUA deve recuperar o nível pré-pandemia de covid-19 no meio deste ano, graças à perspectiva de aceleração na vacinação, segundo as novas projeções do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês).

Agências Internacionais


Mas a economia americana ainda não está fora de perigo, há o risco de uma piora da pandemia por causa das novas cepas. Além disso, serão necessários vários anos para que o nível de emprego retorne aos níveis pré-covid-19.

Veja também as mais lidas do DT

O Escritório de Orçamento do Congresso melhorou suas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) citando, em parte, os pacotes de alívio aprovados pelo Congresso em 2020, que incluíam ajuda para famílias e pequenas empresas.

A expectativa agora é de uma expansão de 4,6% neste ano, após uma queda de 3,5% em 2020. O pacote de estímulos de dezembro, de US$ 900 bilhões, deve aumentar em 1,5% o PIB americano neste ano e no próximo, segundo o CBO.

Mercado de Trabalho

Sobre o mercado de trabalho, o CBO vê uma queda na taxa média de desemprego para 5,7% neste ano, de 8,1% em 2020. Mas acrescentou que o número de pessoas empregadas não retornará aos níveis pré-pandemia antes de 2024.

Ontem, outros dois relatórios, do Instituto para Gestão de Oferta (ISM) e da Markit, apontaram que a indústria americana continuou a se recuperar em janeiro, enquanto que Europa e China viram uma desaceleração da atividade industrial, em meio as novas restrições para conter a ressurgência do vírus. A atividade industrial chinesa em janeiro foi a mais fraca em sete meses, refletindo a queda na demanda por suas exportações.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade