EUA recruta companhias aéreas comerciais para retirar evacuados do Afeganistão

Os Estados Unidos recrutaram a ajuda de seis companhias aéreas comerciais para ajudar no transporte de pessoas após sua evacuação do Afeganistão, enquanto Washington busca acelerar o ritmo de partida de americanos e afegãos em risco de Cabul.

Reuters com Edição do DT


O Pentágono disse no domingo (22) que convocou 18 aeronaves civis da United Airlines, American Airlines, Delta Air e outras para transportar pessoas de locais temporários depois que pousaram em voos do Afeganistão.

A medida destaca a dificuldade que Washington está enfrentando para realizar as evacuações após a rápida tomada de controle do Taleban .

Milhares de pessoas permaneceram do lado de fora do aeroporto internacional de Cabul no domingo, esperando serem evacuadas enquanto homens armados do Taleban repeliam as multidões .

“É um programa que foi projetado na esteira do transporte aéreo de Berlim após a Segunda Guerra Mundial para usar aeronaves comerciais para aumentar nossa capacidade de transporte aéreo”, disse o presidente Joe Biden em um discurso na Casa Branca na tarde de domingo, acrescentando que as companhias aéreas se inscreveram voluntariamente para o programa.

Biden disse que os voos trariam pessoas de “locais de passagem” como o Catar e a Alemanha para os Estados Unidos ou um terceiro país. Ele chamou isso de estágio inicial do programa.

- Advertisement -

“Nenhum deles pousará em Cabul”, disse ele.

American Airlines (AAL.O) , Atlas Air (AAWW.O) , Delta Air Lines (DAL.N) e Omni Air privada fornecerão três aeronaves cada. Também há dois da Hawaiian Airlines (HA.O) e quatro da United Airlines (UAL.O) .

“A American … tem orgulho de cumprir seu dever de ajudar os militares dos EUA a escalar esta missão de resgate humanitário e diplomático. As imagens do Afeganistão são de partir o coração”, disse a companhia em um comunicado.

Biden disse que a operação deve ter um efeito mínimo nos voos comerciais.

A Delta disse que suas operações comerciais não foram afetadas, enquanto a American disse que “trabalhará para minimizar o impacto aos clientes, já que a companhia aérea remove temporariamente essas aeronaves de nossas operações”. O United disse que ainda está avaliando o impacto, mas espera que seja “mínimo”.

A Atlas Air disse que transportará os refugiados para os Estados Unidos “e estará de prontidão caso seja necessária capacidade adicional.”

Evacuação

Nas 12 horas até as 14h (18h GMT) de domingo, cerca de 3.400 pessoas foram evacuadas de Cabul em 39 aeronaves da coalizão, incluindo linhas aéreas comerciais, e 1.700 outras em oito voos militares dos EUA, de acordo com a Casa Branca. Ao todo, cerca de 30.300 pessoas foram evacuadas desde 14 de agosto, diz o comunicado.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    O surgimento do novo turista: o viajante consciente

    O impacto da pandemia e do trabalho remoto deve transformar o turismo. Mais calmos e conscientes, conheça o novo perfil dos viajantes. Por Cláudio Leon...

    Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo (veja os infográficos!)

    O Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia....

    Roberto Bertino, CEO do grupo Nobile: “A hotelaria vive uma mutação”

    Fundador e presidente do grupo Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino fala ao DIÁRIO sobre o início da sua jornada na hotelaria, aponta os...

    Embora remota, erupção de vulcão nas Ilhas Canárias, pode causar tsunami no Brasil

    O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma - ilha que compõe o conjunto das Ilhas Canárias espanholas entrou em erupção na tarde deste domingo...

    Feira EBS 2021 confirma edição presencial e abre credenciamento

    Evento abre o calendário oficial do mercado de eventos corporativos com exposição, rodadas de negócio e congresso, nos dias 27 e 28 de outubro,...

    Quer ir para a Irlanda? Escola oferece bolsas de estudo para celebrar a reabertura

    SEDA College está oferecendo descontos de 20% para brasileiros que querem estudar em Dublin, capital da Irlanda EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Os maus ventos parecem...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing