FBHA é contra cobranças excessivas do Ecad durante a pandemia

Continua depois da publicidade

Desde o início da pandemia provocada pelo Covid-19, o turismo brasileiro busca alternativas para que não haja um colapso econômico no setor. Ainda assim, registra-se, até agora, um prejuízo de cerca de R$ 121 bilhões no segmento, com uma perda de 275 mil postos formais de trabalho.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências parceiras

Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), em julho. Além da falta de demanda e do excesso de contas para serem abatidas – como luz, água, e salários –, os empreendimentos turísticos também sofrem com as cobranças do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Ecad),  mesmo sem terem um funcionamento integral nos últimos meses.

Veja também as mais lidas do DT

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), explica que o Ecad mantém a cobrança das taxas nos estabelecimentos mesmo com o fechamento destes espaços, o que gera preocupação para os empreendedores.

“Estamos passando por uma situação atípica e isso exige uma postura diferente na hora de realizar alguma cobrança. Como é possível equilibrar o pagamento da demanda do Ecad quando há, claramente, um déficit expressivo de clientes? Estamos batalhando pelos direitos dos trabalhadores do setor. Não podemos nos calar diante desta situação, visto que estamos presenciando o fechamento de inúmeros empreendimentos turísticos. Deve haver maior sensibilidade e, também, a não exclusividade do Ecad na arrecadação. Isto porque, além de existir outras sociedades que prestam este serviço, a distribuição do valor por parte do escritório central pode ser destoante”, informa Sampaio.

Por ser responsável por arrecadar os direitos autorais quando há execução de música em locais de frequência coletiva (incluindo hotéis, restaurantes, bares e estabelecimentos similares), o Ecad contou com uma distribuição de R$ 986,5 milhões para 383 mil artistas e outros titulares, em 2019. Para a FBHA, é preciso reavaliar os critérios de cobrança para este ano, levando em consideração que os estabelecimentos foram fechados via decretos estaduais, impossibilitando-os de funcionar e, mesmo assim, estes espaços continuaram sofrendo com as taxas.

A federação ainda informa que há assimetria na cobrança dos direitos autorais, derivada da execução de música em quartos de meios de hospedagem, locais de frequência individual.

“Decorre de um erro legislativo ao enquadrar todo o meio de hospedagem como ‘local de frequência coletiva’, inclusive, as suas unidades habitacionais, de uso exclusivo dos hóspedes e extensão das suas residências. Isso já era pautado anteriormente. Agora, durante a pandemia, buscamos uma deliberação do Senado Federal sobre o Projeto de Lei nº 60/2016, apto a impedir a cobrança em quartos dos meios de hospedagem”, contextualiza Ricardo Rielo, assessor jurídico da entidade.

O advogado orienta que os meios de hospedagem protocolem, nas unidades locais do Ecad, a declaração do contabilista demonstrando a taxa real de ocupação dos quartos, em cada mês, a fim de que o custo seja reduzido. Rielo aproveita para explicar que, considerando que tal forma de cobrança vem sendo chancelada pelo Poder Judiciário, a única forma de corrigir a anomalia legislativa consiste na edição de uma nova Lei, o que a FBHA tenta junto ao Congresso Nacional.

“O custo da taxa é variável, pois a cobrança se dá com base na quantidade de unidades habitacionais, bem como o percentual de ocupação dos quartos, sendo alternado de região para região. Por isso, deve haver esta procura dos empreendimentos para diminuir os custos durante a pandemia”, complementa o profissional.


Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.

Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade