Fernando de Noronha: as paisagens mais lindas do mundo estão aqui no Brasil

Continua depois da publicidade

Patrimônio Mundial da UNESCO, o Arquipélago de Noronha é um dos locais mais belos e encantadores do mundo

por EDUARDO ANDREASSI (Jornalista colaborador do DIÁRIO – Texto e fotos)


 
 
Fernando de Noronha está a 545 km da costa do Recife (Pernambuco), sendo formado por 21 ilhas e ilhotas e possui um delicado ecossistema. Com uma população de apenas 3,5 mil habitantes, o turismo é desenvolvido de modo sustentável, criando a oportunidade do Homem e Natureza conviver em equilíbrio.
 
Os que visitam esse Santuário são recompensados com praias belíssimas de águas quentes, calmas e repletas de golfinhos e tartarugas marinhas. Tantas belezas naturais assim transformam Noronha em um dos melhores destinos de mergulho do mundo.
Ao mesmo tempo, o Arquipélago oferece paisagens únicas e muita aventura. Mergulho, flutuação e trekking são algumas das opções que o visitante tem para entrar em contato com a natureza ao mesmo tempo em que pratica esporte e se diverte.
 
 
Entenda como surgiu o Arquipélago
 
O Arquipélago é a parte emersa de um grande edifício vulcânico com sua base a quatro mil metros de profundidade e cerca de 70 quilômetros de diâmetro. Ele faz parte de uma estrutura alinhada de diversos montes vulcânicos submarinos que se estendem até a costa brasileira.
 
 
Resultado de violentas explosões vulcânicas há 12 milhões de anos – que lançaram ao espaço uma grande quantidade de rochas, cinzas e poeiras – alguns desses montes começaram a surgir acima da superfície do mar, como é o caso de Fernando de Noronha.
Clima
Com clima típico Tropical, Fernando de Noronha tem duas estações climáticas bem definidas: de fevereiro a julho a estação chuvosa e de agosto a janeiro, o verão e então, a alta temporada. A temperatura média é de 26ºC, sendo os meses de janeiro a março, os mais quentes.
As paisagens mudam muito entre as duas estações e os ventos também se invertem: de dezembro a fevereiro geralmente o vento norte aumenta, o que provoca fortes ondas e a chamada ressaca. Esta é a época ideal para a prática do surf.
 
Quando ir
Em qualquer época do ano é possível desfrutar ao máximo os encantamentos desse “Santuário”.
Baixa estação – março a junho
Alta estação – julho a fevereiro
Em setembro e outubro, o mar é perfeito para mergulhos. De dezembro a fevereiro, ondas atraem surfistas e os cruzeiros param na ilha trazendo ainda mais turistas. Entre março e junho chove bastante, mas há muitos dias com sol e os preços baixam.

A Taxa de Preservação Ambiental é destinada a assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas do Arquipélago

Taxa de Preservação (TAP)
 
TPA – Taxa de Preservação Ambiental, A taxa estadual é destinada a assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas do Arquipélago, cujos recursos são utilizados para custear diversos serviços como abastecimento de água e coleta de lixo por exemplo. Essa taxa se torna progressiva conforme os dias que o visitante fica na ilha.
 
A permanência na ilha está condicionada ao pagamento da Taxa de Preservação Ambiental – TPA cobrada pelo Governo do Estado de Pernambuco, no site oficial do distrito.
Veja aqui a tabela de preços da TPA em  www.noronha.pe.gov.br.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade