Festa D’Ajuda fortalece turismo religioso no Recôncavo Baiano

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

O desfile do Terno do Silêncio, a partir da meia-noite, abriu a programação, no domingo (13), de uma das manifestações populares mais antigas da Bahia. A Festa de Nossa Senhora D’Ajuda, no município de Cachoeira (109 quilômetros de Salvador), entretém moradores e visitantes da cidade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nesse mesmo dia, às 10 horas, ocorre a Lavagem do adro da Capela de Nossa Senhora D’Ajuda, com baianas tipicamente trajadas. Tríduos, missas e procissão também fazem parte da programação da festa, que acontece em homenagem à padroeira da primeira capela construída na cidade. Além dos atos religiosos, ainda há desfile de fantasias, charangas e samba de roda.

Veja também as mais lidas do DT

A Festa de Nossa Senhora D’Ajuda segue até terça-feira (22) e tem seu ponto alto nos dias 19 de novembro (sábado), quando acontece a missa festiva, às 19h30, seguida de procissão, com a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda pelo centro histórico de Cachoeira, e no dia 20 (domingo), com a saída do Terno da Alvorada, às 5 horas.

Os dois dias levam às ruas cerca de 10 mil pessoas.

Movimentação

De acordo com os organizadores, a festa atrai visitantes de Salvador e de cidades circunvizinhas, além de turistas estrangeiros, pesquisadores e estudantes. O fluxo de visitantes movimenta a economia do município, principalmente hotéis, pousadas, restaurantes, bares e trabalhadores informais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade