Furacão Dorian ameaça Georgia e Carolinas; Flórida segue em alerta (Reuters)

Continua depois da publicidade

O furacão Dorian rumou para o noroeste neste sábado, atravessando lentamente o Atlântico na direção da Geórgia e da Carolina do Norte e do Sul, embora a Flórida ainda siga à vista.

REUTERS

Autoridades ao longo da costa leste da Flórida disseram a moradores para que ficassem em alerta, embora as últimas projeções indiquem que a região pode evitar um impacto direto da perigosa tempestade de categoria 4.

Veja também as mais lidas do DT

O Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, disse que houve uma “mudança notável” desde a noite de sexta-feira, com as últimas previsões mostrando que o olho da tempestade pode virar para o norte e permanecer no mar.

Mas a agência alertou que o curso do furacão permanece imprevisível, representando uma ameaça imediata à Bahamas e a milhões de pessoas na costa sudoeste dos Estados Unidos.

O NHC disse que o Dorian estava com ventos máximos sustentados de 240 km/h e deve passar pelo nordeste das Bahamas no domingo, chegando perto da costa leste da Flórida no final da segunda-feira e na terça-feira.

“É uma situação bastante perigosa para as Bahamas”, disse o diretor do NHC, Ken Graham, durante transmissão ao vivo em vídeo no Facebook.

Após foco anterior em uma possível chegada do furacão na Flórida, Graham disse que outros estados do sudeste dos EUA estão agora em alerta.

“Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul também precisam prestar atenção”, disse ele.

Os governadores da Flórida, Geórgia e Carolina do Norte declararam estado de emergência.

Na costa leste da Flórida, o popular ponto de surf de Cocoa Beach estava quieto enquanto os turistas mantinham-se longe, com moradores trabalhando na instalação de persianas e correndo para comprar suprimentos que variavam de água a geradores de energia.

As preocupações aumentaram ainda mais na costa à medida que projeções do NHC no sábado mostraram uma chance de dois terços do furacão atingir regiões ao norte como a fronteira do estado da Carolina do Norte com a Virgínia.

Nas Bahamas, a maioria dos turistas que pretendia partir já deixou a região, onde o aeroporto internacional de Freeport foi fechado na noite de sexta-feira.

Cidades do sul da Flórida pediram que os moradores permanecessem alertas, apesar dos mapas do NHC indicarem que a tempestade poderia ficar na costa em vez de chegar à terra.

“Não desmonte o seu plano de emergência, porque ainda há uma alta probabilidade de termos ventos com força de tempestade tropical”, disse Eric Flowers, porta-voz do escritório do xerife no condado de Indian River . “Ainda há potencial para evacuações, tomaremos essa decisão após a atualização das 17h (de informações do NHC)”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade