Garibaldi (RS) produz quatro milhões de litros de espumantes ao ano

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O município de Garibaldi, primeira colônia de italianos do Rio Grande do Sul, foi também a primeira cidade a produzir espumantes no país, em 1913. Esta tradição se manteve ao longo dos anos de modo que, hoje, o local produz quatro milhões de litros por ano, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho – e atrai 320 mil turistas, interessados, especialmente, nas 21 vinícolas da cidade.

São sete os roteiros visitados pelos viajantes. A Rota dos Espumantes revela a relação entre a tecnologia de produção e a herança cultural dos imigrantes. A Estrada do Sabor, por sua vez, passa por propriedades rurais antigas e tem como foco a gastronomia regional.

Veja também as mais lidas do DT

Destacam-se também o roteiro das Passadas, que leva o visitante aos prédios da antiga rua Buarque Macedo, caminho percorrido pelos imigrantes até suas propriedades. O percurso pode ser feito de Tintim, um caminhão da Segunda Guerra Mundial.

Há ainda uma rota de Compras e outra Religiosa, que inclui visita a igrejas e conventos. Mas são os roteiros do Vale dos Vinhedos e a Maria Fumaça – que liga Garibaldi a Bento Gonçalves e Carlos Barbosa de trem – os mais visitados pelos turistas da região, segundo a secretária de turismo e cultura de Garibaldi, Ivane Sávero.

Garibaldi também vai ter o primeiro condomínio vitivinícola do país. Quem adquire um terreno no local deve automaticamente produzir vinho, respeitando padrões de produção e qualidade. Uma lei municipal garante a manutenção da paisagem com os parreirais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade