Governo de SP promove ações de fomento ao turismo no Vale do Ribeira

Continua depois da publicidade

O governador do Estado de São Paulo, João Doria anunciou, nesta quarta-feira (9), uma série de medidas para incentivo e desenvolvimento das atividades turísticas do Vale do Ribeira.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


As ações, executadas pela Secretaria de Turismo, vão valorizar os potenciais turístico, ambiental e cultural da região. Elas fazem parte do programa Vale do Futuro, lançado na atual gestão para promover uma verdadeira transformação econômica e social na região. Doria fez os anúncios durante visita ao município de Registro.

Veja também as mais lidas do DT

“Quando lançamos o programa Vale do Futuro, falamos que uma das vertentes era a do turismo. Essa região é vocacionada para o turismo e, agora, com este programa das Rotas Cênicas será ainda mais valorizada. É integração, o alinhamento de todas as áreas da economia criativa com a economia formal, do Governo do Estado de São Paulo apoiando o Vale do Ribeira, o nosso Vale do Futuro”, disse Doria.

Durante participação no evento Turismo e Gastronomia no Vale do Futuro, o governador lançou o Guia Virtual das Rotas Turísticas do Vale do Ribeira, que traz indicação de 40 estabelecimentos georreferenciados e conectados, disponíveis para acesso imediato para quem deseja visitar a região. O guia oferece rotas para os turistas que desejam conhecer a produção local nas propriedades rurais, além de roteiros com foco no turismo náutico, de aventura, de cicloturismo, natureza, arte, cultura e história na região.

O link poderá ser acessado no site da Secretaria de Turismo do Estado e das prefeituras dos municípios abrangidos, podendo ser compartilhado inclusive em redes sociais. A ação faz parte do programa Rotas Turísticas e também conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os secretários de Turismo, Vinícius Lummertz, e de Agricultura, Gustavo Junqueira, estiveram presentes na apresentação.

Durante o evento, Doria também anunciou a conclusão dos quatro planos arquitetônicos do projeto Rotas Cênicas, que tem como missão transformar algumas das principais rodovias do estado em atrativos turísticos. As rotas cênicas foram mapeadas em toda a sua extensão para receber mirantes, paradouros, observatórios e passarelas em pontos estratégicos de contemplação, valorizando os principais eixos rodoviários do Vale do Ribeira e de outras três regiões turísticas do estado: Mantiqueira, Circuito das Águas e Litoral Norte.

Valorização do Vale
O governador participou ainda da apresentação do Portfólio de Áreas para Investimentos em Turismo no Vale do Ribeira. O secretário Vinícius Lummertz mostrou o mapeamento de 15 terrenos e imóveis locais, de um total de 50 áreas de todo estado que vão compor uma plataforma eletrônica destinada a colocar investidores nacionais e estrangeiros em contato com a região. Para finalizar o evento, o governador anunciou que o Vale do Ribeira será sede de um dos maiores programas internacionais de aventura, o Adventure Week, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2021.

Mostra culinária
Para finalizar a visita ao município de Registro, o governador João Doria acompanhou a mostra “Turismo e Produção Sustentável”, que trouxe, em vídeos e sabores da culinária, a vocação da produção local. O evento faz parte da programação do Mesa SP, e aposta na gastronomia ligada ao turismo para levar desenvolvimento dos municípios paulistas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade