Novo governo italiano desafia a União Européia

Continua depois da publicidade

Giovanni Callea não votou nos partidos antiestablishment que ganharam o poder na Itália, mas certamente o faria agora. Uma reunião da Liga com moradores de sua cidade natal, Palermo, o conquistou.

Por Dow Jones Newswires

Pessoas comuns, acostumadas a uma elite política distante, conseguiram levantar-se e falar, questionar e até mesmo criticar duramente o novo governo. Os parlamentares da Liga presentes levaram todas as questões a sério, lembrou Callea, um consultor de marketing de 48 anos.

Veja também as mais lidas do DT

“Testemunhei uma lição de política e estilo”, disse ele. “Realmente parece que eles podem responder à necessidade da Itália por uma mudança”, afirmou ao “The Wall Street Journal”.

O novo governo em Roma está abalando o establishment da Itália, da indústria ao meio acadêmico, passando pela grande mídia, os mercados financeiros e as autoridades da União Europeia (UE). A improvável coalizão da anti-imigração Liga e do Movimento 5 Estrelas, partido nascido da ira popular contra as velhas elites políticas, está levando adiante seus planos de gastar mais em assistência social e aposentadoria enquanto reduz impostos, mesmo que o orçamento descumpra as regras da UE sobre disciplina fiscal e assuste os investidores em títulos italianos.

Mas os italianos comuns veem o governo de cinco meses como uma lufada de ar fresco. Cerca de 60% dizem aos pesquisadores que votariam na Liga ou no Movimento 5 Estrelas, contra cerca de 50% nas eleições de março.

Os eleitores dizem que eles gostam que os líderes da Liga, Matteo Salvini, e do 5 Estrelas, Luigi Di Maio, – a dupla mais poderosa do governo – estão se mantendo fiéis às promessas eleitorais, apesar dos críticos de líderes empresariais, especialistas influentes e instituições importantes como o banco central da Itália.

De fato, muitos italianos veem os críticos como um establishment desacreditado, cujas receitas, incluindo restrições de gastos obrigatórias, foram tentadas e falharam. “Na Itália, as pessoas estão simplesmente cansadas das elites”, disse Lorenzo Pregliasco, sócio-gerente da consultoria política Quorum, sediada em Turim.

A Liga e o 5 Estrelas dão todos os sinais de saborear as críticas. Quando o Banco Central Europeu (BCE) ou o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgam avaliações sobre os riscos fiscais, Salvini e seus colegas tomam alegremente as mídias sociais para censurá-las em termos coloridos. “Bruxelas não faz nada além de nos mandar pequenas cartas… Nenhuma carta, pequena ou grande, nos fará mudar de rumo”, disse Salvini em um vídeo postado no Facebook no início de novembro. “A Itália nunca mais ficará de joelhos!”

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade