EUA e governo do Rio anunciam melhorias no Cais do Valongo

Continua depois da publicidade

DA REDAÇÃO

Scott Hamilton, cônsul geral dos EUA no Rio de Janeiro; Ricardo Piquet, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG); Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro; e Mônica da Costa, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Rio de Janeiro, participam na próxima quarta-feira (21), às 10h, no Cais do Valongo da assinatura do acordo para as obras de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, no valor de US$500.000. O projeto é financiado pelo governo dos EUA, através do Fundo dos Embaixadores dos EUA para a Preservação Cultural.

O local foi considerado Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 2017, por ser o único vestígio material do desembarque de cerca de 1 milhão de africanos escravizados nas Américas, e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do governo do estado do Rio de Janeiro, INPEAC, recentemente. Esta é a primeira grande intervenção no local desde a obtenção do título e tem, entre outros objetivos, a missão de difundir o seu valor histórico.

Veja também as mais lidas do DT

Um pouco de história

O Cais do Valongo é um antigo cais localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, entre as atuais ruas Coelho e Castro e Sacadura Cabral. Recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 9 de julho de 2017 por ser o único vestígio material da chegada dos africanos escravizados nas Américas.

Construído em 1811, foi local de desembarque e comércio de escravizados africanos até 1831, com a proibição do tráfico transatlântico de escravos. Durante os vinte anos de sua operação, entre 500 mil e um milhão de escravizados desembarcaram no cais do Valongo.

Em 1843, o cais foi reformado para o desembarque da princesa Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, que viria a se casar com o imperador D. Pedro II. O atracadouro passou então a chamar-se cais da Imperatriz.

Entre 1850 e 1920, a área em torno do antigo cais tornou-se um espaço ocupado por negros escravizados ou libertos de diversas nações. – área que Heitor dos Prazeres chamou de Pequena África. (Wikipédia)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade