Rede propõe uma ‘Onda de Mudança’ (Wave of Change) para a sustentabilidade
A mexicana Julieta Ruiz é formada em administração de empresas e começou sua carreira no Iberostar Group em Cozumel, no litoral em que o México tem águas cor de esmeralda. Com 11 anos na empresa Julieta é hoje a coordenadora de Sustentabilidade para as Américas.
Por Paulo Atzingen (Da Praia do Forte (BA)*
Julieta analisa e avalia os projetos de sustentabilidade de todo o continente americano onde o Iberostar está presente. Ela chegou em fevereiro deste ano na unidade Iberostar Praia do Forte na Bahia para acompanhar a implantação dos principais projetos ambientais do resort.

“O grupo Iberostar é muito comprometido com a causa do turismo responsável”, diz em um bom português. E antes que a reportagem perguntasse sobre os projetos, Julieta se antecipa:
“O ano de 2020 era previsto a eliminação do uso de plásticos de uso único em todos os hotéis da rede. Mesmo com a pandemia essa meta foi alcançada”, adianta.
É sério o que ela fala e verificável. Não se vê mais garrafas plásticas usadas como recipientes para a água em nenhuma parte do hotel. “Foi um passo muito importante para nosso propósito e atende várias frentes a curto, a médio e a longo prazo. A curto porque fornecemos água esterilizada e saudável para os hóspedes, a médio e longo prazo porque não descartamos mais esse tipo de resíduo plástico ao mesmo tempo colaboramos com a ecologia e sustentabilidade a longo prazo”, enumera a executiva.
Outro grande passo foi a eliminação das embalagens de amenities de uso único nos banheiros, todos substituídos por recipientes reutilizáveis (os dispensers).
Segundo dados do grupo, o plástico de uso único foi eliminado de todos os quartos em escala global em 2019, cerca de 523 toneladas de desperdício e de poluição ambiental.

Wave of Change
De acordo com Julieta, essa iniciativa se enquadra no movimento Wave of Change (Onda de Mudança), que além das ações contra o uso do plástico de uso único, se juntam o consumo responsável de peixes (espécies como o Mero, o Cação e o Atum Vermelho já não são servidos e muito menos comprados pelos hotéis Iberostar) e a defesa dos ecossistemas nos litorais onde seus hotéis se erguem. Os objetivos para essas ações são claras: implementar iniciativas inovadoras no setor turístico.
“O peixe Mero está proibido pelo Ibama e já não utilizamos há algum tempo, assim como o Cação e o Atum vermelho. Não compramos essas espécies em hipótese alguma, todos ameaçados de desaparecerem”, diz o chef do resort Juan León. O Cação como se sabe é largamente comercializado como cação, mas na verdade é carne de tubarão, uma das espécies ameaçadas de extinção principalmente na costa brasileira. León completa que o consumo de pescados e frutos do mar no Iberostar será 100% proveniente de fontes responsáveis até 2025.

Máquinas de água
Com um nome sugestivo e que diz tudo, a empresa italiana D’água foi a que forneceu as máquinas para o grupo hoteleiro no Brasil. Ao todo, foram adquiridas 100 máquinas que purificam e ionizam a água. Colocadas nas paredes dos blocos dos dois resorts (36 no Praia do Forte, 27 no Iberostar Bahia, e mais 35 para as duas áreas administrativas dos hotéis), essa iniciativa do grupo espanhol pretende mudar hábitos. “Esses equipamentos chegaram no final de agosto, um pouco antes da reabertura. É uma aposta ousada do grupo para a sustentabilidade”, afirma Arnaud Le Lanchon, diretor de operações.
“A água tem sabor puro, fresco e limpo, unindo qualidade com responsabilidade ambiental”, completa Arnaud. O hóspede recebe no quarto duas garrafas de vidro e pode abastecê-las nas máquinas instaladas próximas ao seu apartamento ou nos bares e restaurantes.

Números da estratosfera
Para Julieta Ruiz, o trabalho de eliminação dos resíduos plásticos teve um grande planejamento e já vem sendo executado há vários anos. “Nosso primeiro passo foi avaliar todos os produtos que tínhamos nos hotéis e identificar qual deles continha algum tipo de plástico de uso único. Isso nos levou a atingir nosso objetivo de eliminar plásticos descartáveis em todos os quartos dos hotéis da empresa durante 2019, e atingir nosso objetivo ao longo de 2020!”, comemora a executiva. Julieta fala de números estratosféricos: o Iberostar está presente em 19 países, possui 120 hotéis e ao todo são 38 mil apartamentos administrados pelo grupo.
Julieta reconhece que essas conquistas não seriam possíveis sem o grande trabalho dos funcionários, a equipe de compras e da qualidade dos fornecedores.

Resíduos
Para que o ciclo da Economia Circular se complete é necessário a colaboração de toda a cadeia econômica que envolve – neste caso específico – a hotelaria. Julieta lembra que à medida que a economia de uma cidade cresce, surgem novas empresas em um processo de crescimento qualitativo. “Temos o cuidado, também, de avaliar as empresas que farão a reciclagem e a forma como reciclarão ou reutilizarão os resíduos”, adianta.

Economia Circular
Os diretores, coordenadores, chefs e executivos do Iberostar Group apostam na economia circular, que em outras palavras significa uma economia que retorna ao seu ponto de partida, sem agressão ao meio ambiente e à sociedade e com o equilíbrio necessário para o desenvolvimento do negócio da hotelaria. A pandemia ao invés de afastar o grupo de seus objetivos sustentáveis, ao contrário, fortaleceu-o ainda mais, pois ganhou como aliado pessoas mais sensíveis, mais tolerantes, hóspedes mais aptos para as mudanças que o mundo impõe.
PodCast do Editor:
*Paulo Atzingen é jornalista
(MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE DIA 24 DE SETEMBRO DE 2020)