Grupo Iberostar ganha Prêmio Condé Nast Traveler 2023 por modelo de Turismo Responsável

Continua depois da publicidade

O Grupo Iberostar, referência internacional pelo seu modelo de turismo responsável, recebeu o prêmio Condé Nast Traveler 2023 na categoria “Sustentável & Eco” pelo seu movimento pioneiro Wave of Change, que reconhece o esforço do grupo hoteleiro maiorquino em matéria de sustentabilidade.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Durante a cerimónia de entrega de galardões, realizada em Madrid, Megan Morikawa, Diretora do Escritório de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, afirmou que “a sustentabilidade é o coração da Iberostar que nos impulsiona a liderar um modelo de turismo responsável na indústria, tendo em vista envolver e consciencializar a sociedade para a importância de cuidarmos do nosso ambiente, inclusive quando estamos a desfrutar de férias relaxantes”. Morikawa continuou a agradecer este reconhecimento que permite “visibilizar os projetos que fazem parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, englobada através do nosso movimento de referência Wave of Change”.

Veja também as mais lidas do DT

Paixão pelos mares

O Wave of Change reflete a paixão pelos mares e oceanos declarada pelo Grupo Iberostar em 2017. Através desta iniciativa, o Grupo levou a cabo nos últimos anos grandes ações para a conservação do meio ambiente e a luta contra a mudança climática. Com uma sólida base científica, este movimento permitiu que a Iberostar desenvolvesse as linhas de ação de uma Agenda 2030 própria que avança para uma economia circular, promove o consumo responsável de peixe e de marisco, e melhora a saúde costeira de todos os ecossistemas que rodeiam os seus hotéis.

Iberostar
O Wave of Change reflete a paixão pelos mares e oceanos declarada pelo Grupo Iberostar em 2017.

Tendo em vista impulsionar este movimento e torná-lo tangível, a empresa conta com um Escritório de Sustentabilidade próprio formado por uma equipa multidisciplinar de mais de 30 pessoas com um perfil científico: biólogos marinhos, cientistas e também perfis académicos, que desenham um plano de ação e tomam decisões baseadas na ciência, tendo em vista os objetivos desta década.

Desde a sua criação, a empresa conseguiu converter-se em 2020 no primeiro grupo hoteleiro do mundo a eliminar os plásticos descartáveis de todas as suas operações. Graças a este movimento, a hoteleira definiu o seu roteiro para deixar de gerar desperdícios em 2025 e evitar o desperdício de alimentos, implantando um departamento próprio 3R para a gestão de resíduos e sistemas de inteligência artificial nas suas cozinhas. Também avançou na sua estratégia para a descarbonização, a mais ambiciosa do setor, para alcançar a neutralidade em emissões de carbono em 2030, o que representa um adiantamento de 20 anos em relação ao objetivo global de net zero traçado pela indústria, operando quatro hotéis 100% elétricos no Montenegro e Maiorca, e fornecendo eletricidade de origem renovável com garantia de origem a todos os hotéis Iberostar na Espanha e no Brasil.

Entre outros sucessos patrocinados por Wave of Change, a empresa conseguiu em 2022 que a totalidade do peixe e do marisco oferecidos no México passassem a ser provenientes de fontes responsáveis, ultrapassando em 78% o rastreio da origem de peixe responsável a nível global. Tendo em vista melhorar a saúde dos ecossistemas que rodeiam os seus hotéis, a equipa científica da Iberostar impulsionou a construção de cinco viveiros de coral nas Caraíbas, três viveiros de mangais na República Dominicana e quatro viveiros de duna costeira no México. Além disso, a Iberostar trabalha para que, em 2030, 25% do espaço dos seus resorts seja ocupado por zonas verdes com grandes jardins para favorecer espécies locais e proteger assim a biodiversidade dos destinos em que opera.

Iberostar trabalha para que, em 2030, 25% do espaço dos seus resorts seja ocupado por zonas verdes com grandes jardins para favorecer espécies locais e proteger assim a biodiversidade dos destinos em que opera (divulgação)

O Iberostar Grand El Mirador de Tenerife, finalista nos prémios Condé Nast

A Iberostar também foi finalista na categoria ‘Melhor Resort nacional e internacional’ dos prémios Condé Nast Traveler com o seu hotel Iberostar Grand El Mirador de Tenerife. A nomeação deste resort para adultos, situado na milha de ouro da Costa Adeje junto à Playa del Duque, a sudoeste da ilha de Tenerife, reconhece o seu conjunto arquitetônico concebido com uma decoração cuidada e romântica, que permite que desfrute da autêntica essência canarina com vistas privilegiadas para o mar.

Sobre o Grupo Iberostar

O Grupo Iberostar é uma multinacional espanhola 100% familiar com mais de 65 anos de história no turismo, com origem nos negócios em 1877. A sua principal atividade é a Iberostar Hotels & Resorts, cujo portfólio ultrapassa 100 hotéis de 4 e 5 estrelas em 16 países. O Grupo tornou-se uma referência internacional ao promover um modelo de negócio turístico mais responsável e centrado no cuidado das pessoas e do ambiente. O movimento “Wave of Change”  reflete esse compromisso específico da empresa com o meio ambiente e os oceanos, e o esforço para compartilhá-lo com toda a sociedade.

Com a sustentabilidade como motor e alavanca do negócio, a empresa coloca a economia circular no centro de sua estratégia e trabalha na sua própria Agenda 2030 para ser livre de resíduos em 2025, neutra nas emissões de carbono em 2030, 100% responsável na sua cadeia de abastecimento de frutos do mar em 2025 e melhora da saúde dos ecossistemas que circundam seus hotéis, entre outros objetivos.

O Grupo é formado por uma equipe global de mais de 34.500 pessoas de 91 nacionalidades. Graças a estes talentos,  a empresa é líder em qualidade e promove a diferenciação na experiência do cliente através da inovação constante dos produtos e do compromisso digital.

Saiba mais em iberostar.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade