segunda-feira, maio 19, 2025
InícioEconomia do turismoGuararema (SP) realiza 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto...

Guararema (SP) realiza 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê

Evento reúne maquetes, dioramas, fotos e passeio de trem entre Guararema e o distrito de Luiz Carlos

Edição DIÁRIO com agências

A cidade paulista de Guararema sediará no dia 23 de outubro, das 9h às 17h, o 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê na estação ferroviária da cidade.

Com entrada franca o evento reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. O encontro, organizado pelo produtor Ernesto Paparelli, conta com apoio da Prefeitura Municipal, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), restaurante Estação Nordestina e Frateschi.

“Realizei alguns encontros de ferromodelistas no Vale do Paraíba, e alguns amigos me pediram que eu realizasse em Guararema. Esta ideia era antiga, mas teve de ser abortada em razão da pandemia. Agora, com a situação um pouco melhor, achei que era a hora de organizar este encontro”, afirma Ernesto.

Além de maquetes, dioramas, fotos e sorteios, o 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê terá um passeio de trem entre Guararema e o distrito de Luiz Carlos. Serão sorteadas duas viagens, uma pela manhã e outra à tarde, e os vencedores poderão realizar o passeio dentro da cabine C-30, com direito a um acompanhante.

As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções”, diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos.

“A ferrovia é de valor estratégico para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque