Guararema (SP) realiza 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê

Continua depois da publicidade

Evento reúne maquetes, dioramas, fotos e passeio de trem entre Guararema e o distrito de Luiz Carlos

Edição DIÁRIO com agências

A cidade paulista de Guararema sediará no dia 23 de outubro, das 9h às 17h, o 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê na estação ferroviária da cidade.

Com entrada franca o evento reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. O encontro, organizado pelo produtor Ernesto Paparelli, conta com apoio da Prefeitura Municipal, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), restaurante Estação Nordestina e Frateschi.

Veja também as mais lidas do DT

“Realizei alguns encontros de ferromodelistas no Vale do Paraíba, e alguns amigos me pediram que eu realizasse em Guararema. Esta ideia era antiga, mas teve de ser abortada em razão da pandemia. Agora, com a situação um pouco melhor, achei que era a hora de organizar este encontro”, afirma Ernesto.

Além de maquetes, dioramas, fotos e sorteios, o 1º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê terá um passeio de trem entre Guararema e o distrito de Luiz Carlos. Serão sorteadas duas viagens, uma pela manhã e outra à tarde, e os vencedores poderão realizar o passeio dentro da cabine C-30, com direito a um acompanhante.

As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções”, diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos.

“A ferrovia é de valor estratégico para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade