Guararema tem viagem de Maria Fumaça que atiça memória de turistas

15 ANOS DIÁRIOS – 1 junho de 2017
O trem de Guararema é o resultado de um projeto entre a iniciativa privada,  Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e o poder público do município. 

Por Paulo Atzingen*

Três vagões ingleses recuperados e reformados com todas as características originais do início do século 20, puxados por nada menos que uma autêntica locomotiva a vapor, a “Velha Senhora”, como é carinhosamente chamada. Esta máquina movida a lenha e água fervente, construída na Philadélphia (USA), no ano de 1927, e trazida para o Brasil para trafegar entre Rio de São Paulo, tornou-se um dos principais atrativos de Guararema (SP), município vizinho à cidade de São Paulo.

Estação Central de Guararema, totalmente restaurada e guardadas as características originais (Foto: DT)
Estação Central de Guararema, totalmente restaurada e guardadas as características originais (Foto: DT)

“É a maior locomotiva em funcionamento no Brasil”, afirma Fabiana Mucsi, coordenadora da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPFSP), entidade que em parceria com a Prefeitura Municipal de Guararema, mantém e administra o serviço turístico.

Os momentos que antecedem o embarque para a viagem no tempo são de grande expectativa. O apito do trem, o badalejar  do sino e os jatos de vapor que são expelidos da caldeira para as laterais do veículo formam um conjunto de sensações que remetem os passageiros a um espetáculo de outrora, apenas vistos em filmes.

Fabiana Mucsi, coordenadora da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF-SP)
Fabiana Mucsi, coordenadora da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF-SP)

História resgatada

O trem de Guararema é o resultado de um projeto entre a iniciativa privada e o poder público do município. Recuperada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a relíquia – (locomotiva e os três vagões, estes construídos na Inglaterra e recuperados aqui) pode levar até 200 passageiros. “Em feriados prolongados há sempre grande procura. No feriado do Dia das Mães, por exemplo, tivemos mais de 100 pessoas na fila de espera”, afirma Fabiana.

Os momentos que antecedem o embarque para a viagem no tempo são de grande expectativa
Os momentos que antecedem o embarque para a viagem no tempo são de grande expectativa

Velha Senhora

Na ficha técnica da locomotiva a vapor constam os seguintes dados:  19,50m de comprimento, 3 metros de largura e 4,50 metros de altura. Ela pode atingir até 110 quilômetros por hora, mas logicamente neste trecho ela não ultrapassa os 20 quilômetros.  Só a locomotiva pesa cerca de 100 toneladas. O trecho entre Guararema e o sub-distrito de Luis Carlos é de sete quilômetros e é percorrido em meia hora.

A ABPF tem um programa de acesso para os alunos da rede pública de ensino de Guararema (Foto: ABPF)
A ABPF tem um programa de acesso para os alunos da rede pública de ensino de Guararema (Foto: ABPF)

Projeto estendeu-se aos estudantes

Turismo sem integrar a população é apenas empreendedorismo oportunista e disto o Brasil está cheio. Ao contrário, a ABPF tem um programa de acesso para os alunos da rede pública de ensino de Guararema. “Todas as sextas-feiras as viagens são abertas gratuitamente para estudantes do município. Esta iniciativa é bancada totalmente pela ABPF”, acrescenta Fabiana ao DIÁRIO.

A Estação Luís Carlos é o ponto de chegada da viagem histórica, mas não o ponto final
A Estação Luís Carlos é o ponto de chegada da viagem histórica, mas não o ponto final

Destino Final

A Estação Luís Carlos é o ponto de chegada da viagem histórica, mas não o ponto final. O apito prolongado do trem avisa que haverá uma parada mais longa. Ao desembarcarem, os viajantes mergulham ainda mais fundo no passado, pois encontram ali uma reconstrução típica de uma vila de meados do século 20. São restaurantes, sorveterias, cachaçarias, armazéns de souvenires e lojas com inúmeros produtos para consumir ou levar de lembrança.  Na praça central, a igreja para quem quer renovar a fé e música ao vivo, que eleva ainda mais o nível sensorial da viagem.

Personagens, em trajes de época, dão mais veracidade à viagem no tempo (Foto: DT)
Personagens, em trajes de época, dão mais veracidade à viagem no tempo (Foto: DT)

Dentro da máquina

Segundo o maquinista Fernando, cada viagem gasta em média quatro metros cúbicos de lenha. “São três para vir, já que é subida, e um para voltar, na descida”, explica.  São gastos cerca de 17 mil litros de água em uma viagem.

O tempo de permanência em Luís Carlos é de cerca de uma hora, período em que o maquinista Fernando, o foguista Denis e a sinaleira Madalena utilizam para executarem a manobra da máquina, leva-la à outra ponta do trem, engatá-la ao último vagão – que passa agora a ser o primeiro.

Começa aí o retorno ao início.. a estação de Guararema.

Time da máquina: Denis (o foguista), Fernando (o maquinista) e Madalena (a sinaleira)
Time da máquina: Denis (o foguista), Fernando (o maquinista) e Madalena (a sinaleira)

Serviço:

Trem de Guararema.

As saídas ocorrem nos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo:

  • partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:00hs
  • partida às 14:30hs, chegando de volta às 16:30hs*

*o horário das 14:30hs no domingo bem como a programação para feriados são sujeitos a confirmação.

www.tremdeguararema.com.br/

Veja mais imagens (click para ampliar)

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Cavalgada ao vulcão Terevaca, topo da ilha de Páscoa

"Por toda parte sopra o vento dos céus; ao redor e acima de tudo, situam-se os mares e os horizontes ilimitados, o espaço infinito...

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Bolivianos voltarão para casa depois de meses retidos na Alemanha

Os membros de uma orquestra boliviana que inclui flautas tradicionais esperam voltar para casa na próxima semana depois de ficarem retidos em um castelo...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias