Guilherme Paulus sobre o seu Castelo Saint Andrews: “Uma ideia bem recebida e que terá expansão no Brasil”

Sofisticação, requinte e bom gosto seriam os adjetivos mais apropriados para descrever o Castelo Saint Andrews em Gramado, na Serra Gaúcha. Com nome e arquitetura inspirados em castelos europeus, especialmente os escoceses, o Saint Andrews é o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil e premiado pela quinta vez consecutiva pelo Word Travel Awards, considerado o maior prêmio do turismo mundial. Ninguém melhor que seu proprietário, o empresário (e visionário) Guilherme Paulus para falar sobre esse empreendimento. A seguir, a entrevista concedida à repórter Mary Ellen Aquino, por email:

Qual o número de habitações do Castelo Saint Andrews e suas características?

Guilherme Paulus: Nosso hotel tem 21 suítes, sendo 11 suítes exclusivas no Castelo, 8 suítes no Mountain e 3 suítes na Mountain House, que é uma novidade no Brasil. Uma casa de férias com serviços exclusivos de hotelaria a sua disposição.

A Escócia foi a primeira inspiração para a construção do Castelo Saint Andrews, quais as outras influências?

Guilherme Paulus: O hotel foi inteiro concebido para ser exclusivo e diferenciado, a principal influência usada foi a monarquia europeia, com todo seu glamour, elegância e costumes. Desde a recepção, living room e bar, biblioteca, restaurante Primrose, Adega Gourmet, Boulangerie, Cigar Lounge, piscina greco-romana, sauna seca e úmida, spa, academia, além do Deck do lago e Jardins encantadores.

Castelo Saint Andrews. (Foto: Divulgação).

Os colaboradores são de Gramado? Como é feito o treinamento da equipe de governança?

Guilherme Paulus: Nossa equipe é de Gramado/ Canela e Região das Hortênsias. Todos têm que preencher alguns requisitos para contratação, após o funcionário passa por um treinamento feito por equipe de consultoria, ele é acompanhado, avaliado e recebe orientações dos funcionários que estão a mais tempo no hotel. Por ser um Relais & Châteaux, todos os funcionários também recebem treinamento especial seguindo todas as normas de bom atendimento da chancela.

Castelo Saint Andrews. (Foto divulgação) (
Piscina greco-romana do Castelo Saint Andrews. (Foto divulgação).

O senhor acredita na expansão desse projeto em outros destinos no Brasil? E quem consome mais este serviço, brasileiros ou estrangeiros?

Guilherme Paulus: Tenho certeza de que foi uma novidade bem recebida, e que terá expansão no Brasil sim. A ideia veio do exterior, após uma viagem a Portugal onde tive acesso a essa proposta que me agradou muito, imediatamente quis trazer para nosso cliente também. Atenderá bem a famílias e grupos de amigos, independente da nacionalidade. O Montain possui 500m2 exclusivos no complexo do Castelo, garagem privativa, hall, salas de jantar e estar,  cozinha completa, suíte master com vista maravilhosa do Vale do Quilombo e duas suítes loft. Além disso, conta com os exclusivos serviços  do Hotel como: camareiras, mordomos, concierges, um chef exclusivo que irá preparar as refeições ao gosto do cliente.

Castelo Saint Andrews. (Foto divulgação)
Adega do Castelo Saint Andrews. (Foto divulgação).

O Restaurante Primrose sob o comando do chef Fernando Becker tem um tema diferente para cada sábado. Como foi o desenvolvimento de um projeto tão criativo em diversidade e como o público final recebe isso?

Guilherme Paulus: O hotel por si só já é uma experiência inesquecível, mas precisávamos enriquecer ainda mais essa experiência. A Adega Gourmet é pentacampeã pela Wine Spectator, importante revista norte-americana especializada em vinhos, com uma das melhores cartas de vinhos do mundo. São aproximadamente 2.000 garrafas disponíveis, com rótulos dos mais finos e raros vinhos do mundo, foi a inspiração para iniciar esse projeto. Por ano, nós proporcionamos mais de 52 experiências gastronômicas com vinhos e champagnes especiais como Catena Zapata, Brunello di Montalcino, Krug, Veuve Clicquot, Perrier Jouet, Moet & Chandon, entre outros.  Também utilizamos elementos essenciais da alta gastronomia como o famoso Jamón Ibérico Pata Negra, o raríssimo Tartufo Bianco D’Alba, além é claro dos tradicionais Churrasco Fogo de Chão. Tudo é muito bem feito e apresentado em cada experiência. Uma curiosidade, o nome  “PRIMROSE” foi inspirado em uma flor típica da Escócia, que transforma os lindos campos verdes em infinitos jardins floridos.

Madre Pérola – Castelo Saint Andrews. (Foto divulgação)

Por que as pessoas terão uma experiência inesquecível no Castelo Saint Andrews?

Primeiramente, a localização, estamos na cidade de Gramado, denominada a Europa do Brasil. Nossa infraestrutura e riqueza de detalhes na decoração faz com que o cliente já se sinta diferente de qualquer outro local que esteve. O Saint Andrews oferece o serviço de concierge, que faz toda a diferença durante uma viagem. Nossos concierges se preocupam com a estada do cliente, desde o início organizando seu transfer privativo e sugerindo as rotas mais bonitas até o momento de decidir onde conhecer e se divertir em Gramado. Completando a Experiência, contamos com o Restaurante Primrose chefiado pelo Fernando Becker e conhecido pelos incríveis  Jantares Temáticos diferentes a cada final de semana.  Gastronomia é um poderoso alicerce da Hotelaria, sendo assim nos especializamos em causar sensações. Temos ainda a opção de Chá da tarde, piquenique,  menus variados para os diferentes horários do dia e mais de 10 locais diferentes para ser servido.

 

Jardim do Castelo Saint Andrews. (Foto divulgação).

Guilherme, para finalizar, qual o arquiteto responsável pelo projeto?

Guilherme Paulus: O arquiteto responsável é Luiz Mori Neto – Formado pela PUC-PR em 1989 e com especialização em arquitetura de interiores no Politécnico de Milão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial