Henrique Alves participa de reunião de líderes na Croácia

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O ministro do Turismo, Henrique Alves, participa, nesta quarta-feira (27), da abertura da 100ª Reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), em Rovinj, na Croácia. Na quinta-feira (28), Alves se reúne com líderes de diversos países para articular a permanência do país em uma das cadeiras do Conselho do órgão.

O encontro é o último antes das eleições, em setembro, que definirão novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas.

Veja também as mais lidas do DT

Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.

O Conselho é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar a execução do programa de trabalho da organização, hoje composto por Jamaica (Presidente), Moçambique (1º Vice-Presidente) e Croácia (2º Vice-Presidente).

Segundo os Estatutos da OMT, metade dos membros do Conselho Executivo é eleita pela Assembleia Geral, de dois em dois anos, para um mandato de quatro anos. O Estatuto também menciona que o número total de membros efetivos da OMT determina o número de cargos do Conselho, calculados na razão de um para cinco membros, de acordo com a distribuição geográfica dos mesmos nas Comissões Regionais. Este ano a Assembleia Geral será realizada na cidade colombiana de Medellín, no período de 12 a 17 de setembro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade