Apesar das baixas temperaturas deste início de inverno, os termômetros devem subir no Litoral Norte com a realização da oitava edição do arraial gastronômico promovido, em Boiçucanga, pelo Projeto Buscapé. A exemplo das três últimas edições, o Hotel Maui Maresias não apenas apoia a iniciativa que tem curadoria do chef Eudes Assis e reunirá, em São Sebastião, chefs renomados de grandes restaurantes da capital e do litoral, mas também marcará presença consecutiva por meio do chef Murilo de Oliveira. Em 26 de julho, o chef – responsável pela proposta culinária do hotel e de seu restaurante, o Guató Gastronomia – levará uma de suas exclusivas criações, o orzotto de tomate assado com fonduta (prato vegetariano à base de cevadinha similar ao risoto), ao arraial.
EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.
A receita escolhida por Murilo que será degustada pelos que forem prestigiar o arraial solidário (cuja renda é revertida para a manutenção de atividades culturais, esportivas e culinárias para cerca de 170 crianças carentes que moram na região) também pode, em outros dias, ser apreciada no Guató. O restaurante, por sinal, acaba de incorporar outras receitas ao menu à la carte. Murilo introduziu 24 novas criações ao cardápio, que agora conta com diversas opções vegetarianas e veganas, além de novas sobremesas e sanduíches.
Veja também as mais lidas do DT
Essas introduções ao menu à la carte refletem, de acordo com o chef, o desejo do Guató de receber a qualquer momento. “Desde uma mesa mais descontraída para amigos se encontrarem em torno de petiscos, sanduíches e drinques até um jantar romântico em clima mais intimista e sofisticado, atendemos a todos com o mesmo padrão de qualidade que caracteriza nossa proposta de serviço e atendimento que privilegia a criatividade sem abrir mão de delicado refinamento”, diz.
“Estas alterações demonstram todo o cuidado que temos desde a criação até o preparo dos pratos. Buscamos servir o máximo de sabor utilizando ingredientes de ótima qualidade aliados a técnicas precisas. Nosso requinte é tratar o alimento da melhor maneira, resultando numa comida excelente para harmonizar com bons momentos em torno da mesa”, complementa o jovem chef.
Entre as novas criações concebidas e integradas ao menu à la carte destacam-se o polvo grelhado servido com molho romesco, batatinhas e pó de azeitonas pretas; peixe do dia com purê de banana-da-terra, chips de sementes e molho de urucum; sanduíche de costela braseada acompanhada de picles de cebola roxa e pimenta jalapeño e, como sobremesa, pavlova com curd de maracujá e frutas frescas da estação.
Sobre o Guató Gastronomia e sobre o chef Murilo de Oliveira
O nome deste restaurante do Litoral Norte é uma homenagem ao único arroz nativo brasileiro que é tradicionalmente colhido nas margens ribeirinhas pelos índios guatós nos períodos de cheia. Seus dois cardápios, o à la carte e o menu-degustação Da Serra ao Mar (uma celebração à biodiversidade nativa da região que integra os biomas marinho e mata atlântica), levam a assinatura de Oliveira.
Autodidata, o jovem chef está à frente do Guató Gastromonia desde a sua abertura, há dois anos. Nascido em Londrina (PR), o ex-analista de Marketing com pós-graduação em Comunicação Organizacional foi selecionado, em 2015, para a segunda temporada do “Masterchef Brasil” na categoria amadores. Sua participação no reality exibido pela Rede Bandeirantes foi decisiva. “A vontade de cozinhar surgiu aos 26 anos de idade, após o programa. Cheguei lá sem pretender me tornar um cozinheiro profissional ou algo do gênero. Na verdade, depois de ter tido contato mais estreito com esse universo me dei conta de que o que eu queira fazer dali em diante era realmente trabalhar em uma cozinha, pela qual me apaixonei”, lembra.