Hotel Planalto, de Ponta Grossa: história e vanguarda em um mesmo negócio

Continua depois da publicidade

Cuidando do hotel desde 1997, Daniel Wagner explica que muito além da arquitetura e da parte física do imóvel – com seus valores inerentes – o que vale muito são as pessoas

Por Paulo Atzingen*

O hotel guarda os traços arquitetônicos de uma época dourada em que os talheres eram de prata, os lustres eram franceses e as paredes eram construídas com tijolos de verdade. O Hotel Planalto, de Ponta Grossa foi inaugurado em 1941 e na época chamava-se Palace Hotel e foi durante várias décadas o maior hotel da região de Campos Gerais, na região central do Estado do Paraná. “Durante toda a década de 40 foi o hotel mais alto de toda a cidade e nós procuramos respeitar e manter essa história. O ex-presidente Getúlio Vargas esteve aqui em 43, se hospedou e fez um discurso à população dali da sacada”, afirma Daniel Wagner, gerente geral do empreendimento.

“Nossa família Wagner veio da Áustria há mais de 100 anos. Nosso avô era do ramo industrial de madeira, mas nos anos 70 mudamos de ramo e adquirimos o Palace Hotel”, conta Wagner ao DIÁRIO.

Veja também as mais lidas do DT

O hotel possui quatro categorias de apartamentos: o standart, o executivo, o master, e a suíte (foto)
O hotel possui quatro categorias de apartamentos: o standard, o executivo, o master, e a suíte (foto)

Na época banheiro era no corredor

Na época da aquisição do imóvel, o hotel (ainda Palace) possuía 120 quartos com banheiro no corredor, um padrão dos anos 40. “Nos anos 70 nossa fizemos uma grande reforma, adaptações e ampliações. Hoje temos 66 apartamentos – todos com os seus banheiros – e com todas as modernidades e facilidades atuais”, brinca Wagner.

Aprendendo e cuidando do hotel familiar desde 1997, Daniel Wagner explica que muito além da arquitetura e da parte física do imóvel – com seus valores inerentes – o que vale muito são as pessoas. “Nós temos procurado desses últimos 20 anos, focar na valorização das pessoa, porque as pessoas fazem a hospitalidade, elas que fazem a diferença, elas que fazem as coisas acontecerem”, sintetiza o gerente geral.

Por outro lado, Daniel acrescenta que para manter o hotel sempre atualizado, alinhado com as principais tendências mundiais, participa de feiras, treinamentos, workshops “Não é por possuirmos um hotel com características históricas, que não vamos acompanhar as tendências hoteleiras. Todos os apartamentos são bem equipados, modernos, então combinar essa história com essa modernidade é o que tem nos levado a distinções no TripAdvisor e elogios pessoais diretos de nossos hóspedes”, completa Daniel.

Anderson Machado, coordenador comercial do hotel mostra jornal que fala sobre passagem de Getúlio Vargas em Ponta Grossa
Anderson Machado, coordenador comercial do hotel, mostra jornal que fala sobre passagem de Getúlio Vargas em Ponta Grossa

Parceria Sebrae

A parceria com o Sebrae, segundo o gerente geral, tem sido fundamental na qualificação de seu produto. “Os funcionários são todos locais, e a eles, além dos treinamentos internos frequentes, oferecemos parcerias com instituições de ensino. O Sebrae tem sido nosso maior parceiro dos últimos anos para qualificação tanto na parte de alimentação, atendimento, vendas, como em programas de qualificação da gestão como um todo. Então, nós, também graças ao Sebrae, ganhamos em 2014 o prêmio paranaense de gestão das micros e pequenas empresas na área de turismo”, conta.

Diária Média

O hotel, que tem uma diária média de 250 reais, foi nos últimos cinco anos o mais bem avaliado no TripAdvisor dentre os empreendimentos de Ponta Grossa e região. Possui quatro categorias de apartamentos: o standard compacto (ocupação individual), o executivo (para até três pessoas), o máster (para até quatro pessoas), e a suíte (com hidromassagem).

www.hotelplanalto.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade