A International Air Transport Association (IATA) em nota à imprensa nesta terça-feira (6) alertou que o setor aéreo vai “queimar” US $ 77 bilhões em dinheiro no segundo semestre de 2020 (quase US $ 13 bilhões / mês ou US $ 300 mil por minuto), apesar do reinício das operações.
EDIÇÃO E TRADUÇÃO DO DIÁRIO
A lenta recuperação das viagens aéreas fará com que a indústria aérea continue a queimar caixa a uma taxa média de US $ 5 a US $ 6 bilhões por mês em 2021.
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Nessa nota, a IATA convoca os governos a apoiarem a indústria durante a próxima temporada de inverno com medidas de alívio adicionais, incluindo ajuda financeira que não acrescente mais dívidas ao já endividado balanço da indústria. Até o momento, governos em todo o mundo forneceram US $ 160 bilhões em apoio, incluindo ajuda direta, subsídios salariais, isenção de impostos corporativos e isenção de impostos específicos da indústria, incluindo impostos sobre combustíveis.
Hoje devemos tocar a campainha de alarme novamente. ”, disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.
“Agradecemos este apoio, que visa garantir que a indústria do transporte aéreo permaneça viável e pronta para religar as economias e apoiar milhões de empregos em viagens e turismo. Mas a crise é mais profunda e mais longa do que qualquer um de nós poderia ter imaginado. E os programas de suporte iniciais estão se esgotando. Hoje devemos tocar a campainha de alarme novamente. Se esses programas de suporte não forem substituídos ou estendidos, as consequências para uma indústria já prejudicada serão terríveis ”, disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.
Desastrosa primavera
“Historicamente, o caixa gerado durante a alta temporada de verão ajuda a apoiar as companhias aéreas durante os meses de inverno mais escassos. Infelizmente, a desastrosa primavera e verão deste ano não forneceram proteção. Na verdade, as companhias aéreas queimaram dinheiro ao longo do período. E sem um cronograma para que os governos reabram as fronteiras sem quarentenas de mortes por viagens, não podemos contar com a recuperação do fim de ano para fornecer um pouco de dinheiro extra para nos manter até a primavera ”, disse de Juniac.
A IATA estima que, apesar de cortar custos em pouco mais de 50% durante o segundo trimestre, a indústria gastou US $ 51 bilhões em dinheiro, já que as receitas caíram quase 80% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A fuga de caixa continuou durante os meses de verão, com as companhias aéreas estimando que gastem US $ 77 bilhões adicionais de seu caixa durante o segundo semestre deste ano e mais US $ 60-70 bilhões em 2021. O setor não deve ter um caixa positivo até 2022 .
As companhias aéreas adotaram extensas medidas de autoajuda para cortar custos. Isso inclui estacionar milhares de aeronaves, cortar rotas e qualquer despesa não crítica e dispensar centenas de milhares de funcionários experientes e dedicados.
É necessária uma ação ampla do setor
“É necessário o apoio do governo para todo o setor. O impacto se espalhou por toda a cadeia de valor de viagens, incluindo nossos aeroportos e parceiros de infraestrutura de navegação aérea que dependem dos níveis de tráfego pré-crise para sustentar suas operações. Aumentos nas taxas de usuários do sistema para preencher a lacuna seriam o início de um ciclo vicioso e implacável de novas pressões de custos e reduções. Isso vai prolongar a crise para os 10% da atividade econômica global que está ligada a viagens e turismo ”, disse de Juniac.
“Aumentar o custo da viagem neste momento sensível atrasará o retorno à viagem e manterá os empregos em risco”, disse de Juniac.
Ainda, segundo a IATA, haverá pouco apetite entre os consumidores por aumentos de custos. Em uma pesquisa recente da IATA, cerca de dois terços dos viajantes já indicaram que adiarão a viagem até que a economia geral ou sua situação financeira pessoal se estabilize. “Aumentar o custo da viagem neste momento sensível atrasará o retorno à viagem e manterá os empregos em risco”, disse de Juniac.
De acordo com os últimos dados do IATA, a severa desaceleração deste ano, combinada com uma lenta recuperação, ameaça 4,8 milhões de empregos em todo o setor de aviação. Como cada emprego na aviação oferece suporte a muito mais na economia em geral, o impacto global é de 46 milhões de perdas de empregos potenciais e US $ 1,8 trilhão de atividades econômicas em risco.