quinta-feira, maio 22, 2025
InícioEconomia do turismoIATA diz que turismo dá sinais de recuperação...

IATA diz que turismo dá sinais de recuperação em 2022

Associação global acredita na retomada do setor de turismo; consumidores ganham confiança para viajar

Edição DIÁRIO com agências

Segundo dados da IATA, publicados na Infomoney, o impacto econômico da Covid-19 na indústria do turismo foi sem precedentes: somente em 2020, gerou perda de US$ 94 bilhões no PIB da América Latina e Caribe, segundo os dados da IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo em português.

No Brasil, as atividades turísticas já somam um prejuízo de R$ 453 bilhões desde março de 2020 até outubro deste ano, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Apesar dos momentos de dificuldades, o setor viu neste ano um retomada começar. Dany Oliveira, diretor-geral da IATA no Brasil, afirma que o mercado doméstico apresentou em outubro uma recuperação da demanda próxima aos níveis pré-pandêmicos (84% dos valores observados em 2019). Em comparação com o mesmo mês em 2020, houve um aumento de 51%. A previsão é que a recuperação total da demanda doméstica ocorra em 2022.

No mercado internacional, a demanda ainda está em 33% do que era em 2019, embora em outubro tenha apresentado alta de 166%.

A IATA acredita nesta retomada, com base no aumento da confiança dos passageiros no transporte aéreo. Segundo uma pesquisa da associação feita em outubro e divulgada nesta semana, 68% dos entrevistados acreditam que o risco de contaminação pelo COVID-19 em um voo é baixo, 5% do registrado na edição de junho da pesquisa.

Ainda, 86% dos entrevistados afirmou que a companhia aérea requisitar vacinação de todos os passageiros à bordo traz mais confiança para viajar. A mesma porcentagem de pessoas afirma que regras de reembolso transparentes e simples também influenciam na decisão de viajar.

Outro destaque é 59%  dos entrevistados consideram que a boa qualidade do ar dentro da aeronave é crucial, contra 52% na pesquisa de junho.

PC

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque