IATA diz que turismo dá sinais de recuperação em 2022

Continua depois da publicidade

Associação global acredita na retomada do setor de turismo; consumidores ganham confiança para viajar

Edição DIÁRIO com agências

Segundo dados da IATA, publicados na Infomoney, o impacto econômico da Covid-19 na indústria do turismo foi sem precedentes: somente em 2020, gerou perda de US$ 94 bilhões no PIB da América Latina e Caribe, segundo os dados da IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo em português.

Veja também as mais lidas do DT

No Brasil, as atividades turísticas já somam um prejuízo de R$ 453 bilhões desde março de 2020 até outubro deste ano, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Apesar dos momentos de dificuldades, o setor viu neste ano um retomada começar. Dany Oliveira, diretor-geral da IATA no Brasil, afirma que o mercado doméstico apresentou em outubro uma recuperação da demanda próxima aos níveis pré-pandêmicos (84% dos valores observados em 2019). Em comparação com o mesmo mês em 2020, houve um aumento de 51%. A previsão é que a recuperação total da demanda doméstica ocorra em 2022.

No mercado internacional, a demanda ainda está em 33% do que era em 2019, embora em outubro tenha apresentado alta de 166%.

A IATA acredita nesta retomada, com base no aumento da confiança dos passageiros no transporte aéreo. Segundo uma pesquisa da associação feita em outubro e divulgada nesta semana, 68% dos entrevistados acreditam que o risco de contaminação pelo COVID-19 em um voo é baixo, 5% do registrado na edição de junho da pesquisa.

Ainda, 86% dos entrevistados afirmou que a companhia aérea requisitar vacinação de todos os passageiros à bordo traz mais confiança para viajar. A mesma porcentagem de pessoas afirma que regras de reembolso transparentes e simples também influenciam na decisão de viajar.

Outro destaque é 59%  dos entrevistados consideram que a boa qualidade do ar dentro da aeronave é crucial, contra 52% na pesquisa de junho.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade