Com a ação da Prefeitura de Curitiba, o número de visitantes na capital paranaense aumentou em julho, e isso impactou positivamente todo o setor turístico. Saiba mais abaixo!
Em Curitiba, julho foi um mês de recordes para o setor de Turismo. Depois de dois anos de queda na procura de visitantes por conta da pandemia, os números voltaram a crescer e ainda superaram os de 2019, ano pré-pandemia.
O avanço da vacinação, a diminuição das restrições de circulação por conta da covid-19 e a programação Inverno Curitiba 2022, da Prefeitura, explicam o crescimento do número de turistas na capital.
“Julho superou todas as previsões, mostrando que o trabalho que a Prefeitura vem fazendo para promover a cidade como um destino turístico está dando certo. Tivemos uma aceitação muito grande do Inverno Curitiba, que trouxe uma série de atrações e contribuiu para ampliar a permanência do visitante na cidade”, disse Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
O Inverno Curitiba 2022, realizado entre 15 de junho e 31 de julho, contou com mais de 45 dias de atrações nas áreas de gastronomia, música, arte e lazer. No período, foi realizada a 39ª Oficina de Música de Curitiba, que ocorreu pela primeira vez no inverno e foi um dos destaques da temporada.
Com a programação especial e a procura por turistas, hotéis, centros de eventos, agências e empresas de receptivos e que prestam serviços na área celebram a retomada turística e já preveem um bom desempenho também para o Natal desse ano na capital paranaense.
Sobre isso, Tatiana destacou que os preparativos para a programação de fim de ano já começaram: “Estamos elaborando, com muita dedicação, uma ampla programação para o Natal, que deve trazer, mais uma vez, uma experiência inesquecível para os nossos visitantes”, afirmou a presidente do Instituto.
Curitiba vem se consolidando como um dos principais destinos de Inverno do Brasil e está entre os dez mais procurados por turistas estrangeiros.
Veja também as mais lidas do DT
Turistas no Centro Histórico
Uma sondagem realizada pela Rede Empresarial do Centro Histórico – que reúne lojas, bares e restaurantes da região – mostra que o volume de turistas cresceu 35%, representando 42% do público desses locais em julho. “O faturamento cresceu 70% em relação a 2021 e 40% na comparação com 2019, que é a nossa referência de normalidade”, disse Jorge Tonatto, presidente da rede.
Na rede de hotéis Mabu, a média de ocupação foi de 85%. “Foi um resultado espetacular, superamos nossa meta em 144%, graças não apenas aos turistas de lazer, mas também aos de business, com mais de 29 eventos corporativos”, contou Luciano Motta, diretor de vendas da rede.
Passeios turísticos
A Linha Turismo, que percorre 26 atrativos turísticos da cidade, teve 25.003 passageiros pagantes em julho, 33% mais do que os 18.761 registrados em julho de 2019.
A Serra Verde Express, que opera trens na Serra do Mar, registrou recorde de passageiros no mês, segundo o diretor da empresa, Adonai Aires de Arruda Filho. “Tivemos o melhor mês da história, superando em 17% o recorde anterior, que havia sido em janeiro de 2019”, revelou. Ao todo, foram 36 mil passageiros em julho, que utilizaram os trens da empresa para viajar entre Curitiba e Morretes.
“A cidade está muito bem cuidada e o turista tem tido uma experiência muito favorável. O clima em julho ajudou e tivemos resultados muito bons, com reserva antecipada em 75% dos casos”, completou Bernardino Silva Fuentes, da Andes Operadora de Viagens e Turismo e a da Tur e JulyTur Agência de Turismo e Receptivo.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com Prefeitura de Curitiba.