InícioAviaçãoInvestimento de R$ 57 milhões: veja o novo aeroporto...

Investimento de R$ 57 milhões: veja o novo aeroporto de Fernando de Noronha

Serão investidos na obra R$ 57 milhões no aeroporto de Fernando de Noronha, que terá sua área ampliada de 1000m² para 3300m² com capacidade para movimentar 400 mil passageiros por ano de forma sustentável

A Dix Aeroportos, empresa concessionária que administra o aeroporto de Fernando de Noronha, divulgou as imagens ilustrativas do novo terminal de passageiros que vai começar a ser construído no arquipélago.

Serão investidos na obra R$ 57 milhões. “O terminal terá sua área ampliada de 1000m² para 3300m² com capacidade para movimentar 400 mil passageiros por ano de forma sustentável atendendo de imediato e de forma confortável aos usuários durante os 25 anos de concessão”, afirmou Manoel Ferreira, diretor da Dix.

Segundo ele, a empresa está trabalhando para finalizar o processo de obtenção das licenças ambientais com o objetivo de viabilizar o início das obras no menor espaço de tempo possível. A previsão para conclusão é outubro de 2026.

O novo terminal vai oferecer aos usuários comodidades como amplas áreas de embarque e desembarque, maior número de boxes de check-in
O novo terminal vai oferecer aos usuários comodidades como amplas áreas de embarque e desembarque, maior número de boxes de check-in
(Foto: Divulgação)

O diretor destacou ainda que a empresa está concluindo a ampliação temporária das instalações do terminal existente atualmente em Noronha. Estamos acrescentando mais 300 metros quadrados a fim de oferecer maior comodidade aos passageiros”, disse.

Utilizando sistema de reuso de água e estrutura de abastecimento por meio de energia solar, o projeto arquitetônico do novo terminal possui conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental.

“O projeto foi elaborado com o intuito de integrar-se de forma harmoniosa à paisagem da ilha, enquanto prioriza a sustentabilidade e o conforto dos viajantes”, afirma Fred Moreira, da Moreira Lima Consultoria, responsável pela concepção da nova estação de embarque e desembarque. Segundo ele, serão utilizados materiais leves e de fácil instalação com o objetivo de minimizar a geração de resíduos durante todas as fases de construção e operação.

Áreas de embarque e outras ampliações

Com uma área três vezes maior, o novo terminal vai oferecer aos usuários comodidades como amplas áreas de embarque e desembarque, maior número de boxes de check-in, saguão para movimentação de receptivo, bar e restaurante, além de uma ampla sala vip e maior número de pontos comerciais.

O projeto arquitetônico, até então inédito, foi apresentado na noite desta segunda-feira (26) à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pelo diretor da Dix, Manoel Ferreira e pelo arquiteto Fred Moreira.

A governadora Raquel Lyra afirmou que o projeto foi encaminhado para a secretaria de Mobilidade e Infraestrutura para aprovação e que espera, muito em breve, inaugurar o novo terminal. Ela destacou ainda outras ações que serão realizadas pelo governo no arquipélago como as obras da pista do aeroporto, implementar a usina fotovoltaica, requalificação das vias da ilha e implantação do sistema de saneamento.

Jatos de grande porte

Após a conclusão das obras de reestruturação do sistema de pistas que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado de Pernambuco, o aeroporto estará apto a receber aeronaves a jato de grande porte em voos diretos de qualquer localidade do País.

Recebendo a maior parte dos seus visitantes da região Sudeste, Fernando de Noronha ocupa uma posição de destaque entre os destinos turísticos do Brasil graças às suas praias paradisíacas, águas cristalinas e rica biodiversidade.

“O turismo é de extrema importância para os moradores de Fernando de Noronha, pois é a principal fonte de renda e emprego na ilha. Além disso, a receita gerada pelo turismo também é utilizada para a manutenção e preservação dos locais turísticos e ecossistemas naturais, além de financiar serviços públicos como educação, saúde e infraestrutura”, destacou Manoel Ferreira.

A Dix Aeroportos, que pertence ao grupo Agemar, ganhou a licitação realizada pelo Governo de Pernambuco para administrar o aeroporto por um prazo de 25 anos. A empresa também administra, em consórcio, mais 11 aeroportos no Estado de São Paulo, dentre eles os de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, como também outros dois aeroportos em destinos com apelo ecológico: Belém (PA) e Macapá (AM).

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque