Jornalistas recebem o Prêmio Nobel da Paz

 Maria Ressa e Dmitry Muratov, jornalistas cujo trabalho irritou os governantes das Filipinas e da Rússia, receberam o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (8), um prêmio que o comitê disse ser um endosso dos direitos de liberdade de expressão sob ameaça em todo o mundo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações da Reuters


Os dois foram premiados “por sua corajosa luta pela liberdade de expressão” em seus países, disse a presidente Berit Reiss-Andersen, do Comitê Nobel norueguês, em uma coletiva de imprensa.

“Ao mesmo tempo, são representantes de todos os jornalistas que defendem esse ideal em um mundo no qual a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”, acrescentou.

“O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra.”

- Advertisement -

Muratov, 59 anos, é o primeiro russo a ganhar o Prêmio Nobel da Paz desde o líder soviético Mikhail Gorbachev , que ele mesmo ajudou a criar a Novaya Gazeta com o dinheiro que recebeu ao ganhar o prêmio em 1990.

Ressa, 58 anos, é a primeira ganhadora do Nobel da Paz das Filipinas. Ela dirige a Rappler, uma empresa de mídia digital que ela co-fundou em 2012, e que tem se destacado através de reportagens investigativas, inclusive em assassinatos em grande escala durante uma campanha policial contra as drogas.

“Fui preso por ser jornalista – por publicar artigos verdadeiros inpalatáveis para aqueles no poder – mas isso só serviu para me desacorrer, para me ajudar a entender o que estava acontecendo e traçar o caminho à frente.”

DESAFIADOR

O prêmio é o primeiro Prêmio Nobel da Paz para jornalistas desde que o alemão Carl von Ossietzky ganhou em 1935 por revelar o programa secreto de rearmamento pós-guerra de seu país.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa vão representar Hotéis Hard Rock no Brasil

    A rede de hotéis Hard Rock, desenvolvida no Brasil pela incorporadora VCI SA, terá Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e membros consultivos...

    Petrópolis (RJ) realiza 21º Festival Petrópolis Gourmet

    Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet Edição DIÁRIO com agências A previsão é a...

    Turismo da Cidade do Cabo despenca com a nova variante do coronavírus Omicron

    CIDADE DO CABO, 30 DE NOVEMBRO (Reuters) - A chegada do transatlântico Europa na Cidade do Cabo nesta terça-feira (30) deveria ser uma celebração...

    Governo paulista cria Distrito Turístico Serra Azul para ser a ‘Orlando brasileira’

    "O distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria Edição DIÁRIO com agências O Governador de...

    “O setor não suporta mais a recessão que vem enfrentando”, afirma Manoel Linhares

    Em artigo, presidente da ABIH Nacional fala sobre novas restrições e diz que dificultar as viagens internacionais parece não ser a solução Por Manoel Linhares O...

    Siderley Santos, CEO do grupo Arbaitman: “Nunca vendemos tanto o destino Brasil”

    A chegada do fim do ano combinada com os avanços da vacinação e a abertura das fronteiras de destinos internacionais têm dado novo ânimo...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing