José Francisco Lopes: “O brasileiro tem um dom de agradar, e o turista retorna”

Continua depois da publicidade

retrospectiva_200Publicado originalmente dia 17 de novembro 

Redação do DIÁRIO

O Ministério do Turismo divulgou nesta quarta-feira (18) o perfil do viajante estrangeiro que visitou o Brasil no ano passado, dando sequência a um estudo anual, realizado há mais de três décadas, segundo José Francisco, diretor do departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo. O resultado da última análise revela tendências que tomavam corpo nos anos anteriores, como o crescimento da hospedagem alternativa (47,3%) e da internet (42,5%) na preferência do público, e destaca mudanças como a ascensão de São Paulo como destino de lazer (2º posição) e de Brasília como a cidade em que os estrangeiros mais gastam (US$ 139,91).

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com Francisco Lopes essa pesquisa é feita anualmente há mais de 30 anos, com os turistas que vêm ao Brasil. “O que se constata é que 97% aprovam a hospitalidade e 95% revelam que têm interesse em voltar”, afirma ao DIÁRIO.

A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.

Segundo Francisco, no ano passado São Paulo se beneficiou da Copa do Mundo, e a capital paulista foi o destino mais visitado pelos turistas por causa justamente do torneio de futebol, ultrapassando outras cidades em número de turistas. “O Rio de Janeiro permanece no topo da preferência de turistas de lazer. É a primeira vez, no entanto, que São Paulo apareceu entre os três destinos mais visitados, ganhando posições ocupadas tradicionalmente por Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR)”, afirmou ao DT.

O país recebeu 6,4 milhões de estrangeiros no ano passado, aponta o estudo.

Estrangeiros

Segundo a pesquisa, os argentinos continuam sendo nossos principais visitantes – e representam 27,1% do total de estrangeiros que visitou o país no ano passado.

“A pesquisa é muito, muito fiel, os argentinos são e continuarão sendo nossos principais visitantes por um longo tempo, muitos deles tem casa própria ou alugam casa em nosso pais”, reforça José Francisco, ao DT.

O lazer permanece como a principal motivação dos turistas, registrando em 2014 o maior índice da série histórica. A maioria deles está em busca de sol e praia.

Os gastos dos visitantes a negócios e a lazer subiram, sendo que, a lazer, atingiu seu maior valor em 2014. Em Brasília (DF), o gasto médio por pessoa por dia foi o maior do país (US$ 139,91), o mais alto entre os principais destinos turísticos do país.

Os turistas da Europa e dos Estados Unidos permanecem no país duas vezes mais que os visitantes da América do Sul. Houve, no entanto, ano a ano, um aumento, em todas as nacionalidades, no período de permanência no país.

Dom natural

Questionado o que é mais significativo neste estudo, José Francisco reforçou que o Brasil tem um dom natural de agradar seus visitantes. “O Brasil, e em especial os brasileiros, fidelizam o turista estrangeiro que vem ao pais; os índices são acima de 95% dos que vieram e nas pesquisas afirmam que pretendem retornar e, mais, as pesquisas apontam que 60% dos que foram entrevistados já estiveram aqui pelo menos uma vez. É um dom natural que temos de cativar.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade