Lição para os Gestores de Atrativos Turísticos: Sempre é possível Inovar

Continua depois da publicidade

por Andrea Nakane*

Você consegue descobrir qual é a atração turística mais popular eleita por turistas?

Torre Eiffel, Cristo Redentor, Cataratas de Foz do Iguaçu, Cemitério da Recoleta, Big Ben… são candidatas fortes… foram citadas, mas não conseguiram vencer o grande ícone: o Empire State.

Sim, essa edificação foi eleita o ponto turístico de viagem mais popular do mundo, em um estudo conduzido pela Uber, além de ter sido nomeado o edifício favorito dos Estados Unidos, em uma pesquisa conduzida pelo Instituto Americano de Arquitetos.

De propriedade da Empire State Realty Trust, Inc., é o “edifício mais famoso do mundo” e sua onipotência está presente em metragem a 443 m de altura (da base até a antena), na região central de Manhattan em Nova Iorque.

Veja também as mais lidas do DT

Muito focado em proporcionar experiências aos visitantes e não perder sua soberania no imaginário mundial, o Empire State inova mais uma vez e inaugura, no próximo dia 29 de julho, um novo atrativo que já está sendo muito comentado, antes mesmo de sua inauguração.

O projeto orçado em US$ 165 milhões apresenta o único museu de Nova York que ficará aberto sete dias por semana, das 8h às 2h.

O projeto orçado em US$ 165 milhões apresenta o único museu de Nova York que ficará aberto sete dias por semana, das 8h às 2h. Localizado no segundo andar do edifício, as galerias de 930 metros quadrados convidam os visitantes a uma jornada desde a construção do edifício até o ponto atual na cultura popular. Considerado o marco dos EUA mais divulgado no Instagram, em um estudo realizado pela Sony Mobile, as novas galerias apresentam exposições interativas e imersivas, que atendem às expectativas do viajante moderno de hoje em dia, de compartilhar experiências autênticas, enquanto se dirigem ao observatório do 86º andar com sua vista inigualável.

Liderada pelo designer de experiências Thinc, com os integrantes da equipe IDEO, Squint Opera, Beneville Studios, Diversified, Intersection, Kubik Maltbie, Otis Elevator Company e Tenguerian Model, a segunda fase tem a nova entrada do Observatório, pelo endereço 20 West 34th Street, que foi concluída em agosto de 2018.

Uma viagem ao tempo emoldurada por muita tecnologia, assim, serão as galerias pelas quais os visitantes poderão vivenciar relatos históricos e surpresas a partir centro de Nova York .

Entre as atrações, estão uma imagem panorâmica em preto e branco retratando o ponto do Hotel Waldorf-Astoria original, em 1920,  quando começa a construção do Edifício Empire State. Através da construção de topógrafos, os visitantes podem ver as ruas da cidade de Nova York no final dessa década ganhando vida em cores.

Em outra galeria, inspirada pela fotografia de Lewis Hine, os visitantes serão transportados de volta no tempo, com os rebites quentes e as vigas de aço voando, e os sons da cidade de Nova York ganham vida em som surround. Eles também podem interagir com as especialmente encomendadas esculturas dos operários da construção, durante o trabalho e a pausa para o almoço.

Logo de entrada os visitantes serão recebidos pela imagem de um garoto jornaleiro anunciando a abertura do Edifício Empire State, enquanto vende os jornais nas ruas da Nova York de 1930.

Há ainda uma experiência muito privilegiada, batizada de Campus urbano, esse espaço irá mostrar um pouco de alguns dos principais ambientes de locatários, das comodidades e vistas ocultas do edifício, do ponto de vista dos que trabalham nele. A exposição destaca algumas das empresas contemporâneas, da era da internet, visíveis por meio de olhos mágicos, que dão aos visitantes vista privilegiada de como são esses escritórios de alta tecnologia.

A exposição destaca algumas das empresas contemporâneas, da era da internet, visíveis por meio de olhos mágicos

Outra atração de grande impacto é justamente baseada no resgate midiático do Empire State, no qual os visitantes do mundo todo reconhecerão as centenas de filmes, programas de TV, comerciais, desenhos animados, histórias em quadrinhos e videogames que mostram o edifício mais famoso do mundo, como protagonista ou coadjuvante para suas histórias. Tem até um momento inusitado a La King Kong…mas não vou dar spoiler…

E no mundo da espetacularização foi criada uma exposição intitulada Celebridade. A coletânea destaca alguns dos visitantes mais famosos (atletas, músico s e atores), com suas imagens e objetos autografados adornando as paredes para admiração de todos.

Com toda a certeza, os turistas que visitam Nova Iorque terão que ampliar sua agenda quando for a hora de visitar o Empire State para justamente experienciar todas essas novidades.

Para outros ícones espalhados pelo mundo, fica a inspiração, que por mais emblemática que seja sua história, inovar sempre será preciso e é possível com muita criatividade e parceria estratégica formatar novos produtos baseados em uma trajetória clássica e interativa. O que não pode é ficar parado no tempo e no espaço… no espaço até dá… mas no tempo não!

Para planejar a visita e comprar ingressos, visite o site www.empirestatebuilding.com e já programe sua imersão nas atrações do Empire State em sua próxima viagem a Nova Iorque.

*Andréa Nakane é educadora e sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade