Livro ‘Um Artífice na Urbanização Paulistana’ mostra empreendedorismo de sírio em São Paulo

RETRÔ 2018

Em parceria com a Casa da Boia Cultural, a historiadora Renata Geraissati Castro de Almeida lançou no dia 8 de novembro o livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)”.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Trata-se de uma biografia histórica desse imigrante sírio com ascendência armênia, que chegou a São Paulo no final do século XIX e, em apenas três anos, fundou um dos comércios mais tradicionais da cidade, a Casa da Boia, assumindo papel de destaque como empresário, construtor e benemérito, na metrópole que surgia.
A edição e o lançamento do livro, que foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), integram as ações em comemoração aos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano, e são resultado da monografia de mestrado da autora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A historiadora tomou contato com o legado do empresário quando ainda cursava a graduação e teve acesso aos documentos preservados pela família de Rizkallah Jorge. Atualmente, ela segue seu doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordando o mesmo tema e outros aspectos relacionados.
“O livro parte de um indivíduo, uma micro-história, e o interliga com a macro-história de São Paulo e de seu desenvolvimento urbano, desde sua chegada à cidade, em 1885, até o seu falecimento, em 1949”, explica a autora.
Para ela, as várias frentes de atuação mostram o alto nível de empreendedorismo de Rizkallah Jorge, a começar pela criação da Casa da Boia, com a fabricação de artefatos de decoração, como arandelas, gradis e candelabros. Posteriormente, a produção de materiais sanitários, entre eles as boias de caixas d’água – que consolidaram o nome da loja –, atendeu a uma demanda de saúde pública, pois as condições higiênico-sanitárias precárias da cidade que se desenvolvia causavam várias doenças na população.
O livro, no entanto, mostra como o empresário passou a atuar em outros ramos, ao investir no mercado imobiliário. Foi um dos primeiros construtores de edifícios residenciais de São Paulo, entre eles, os Palacetes São Jorge, Paraíso e Alepo, todos localizados na Rua Carlos de Souza Nazaré, além do próprio casarão da Rua Florêncio de Abreu, onde ainda hoje fica a sede da Casa da Boia. Dessa forma, juntamente com outros empresários, Rizkallah Jorge teve papel preponderante na construção do espaço urbano paulistano.
A historiadora também traça um paralelo, como não poderia deixar de fazer, entre a história de Rizkallah e o movimento imigratório, que ocorreu em São Paulo no mesmo período e foi decisivo para a urbanização e o desenvolvimento da cidade. Nesse contexto, o lado filantropo de Rizkallah Jorge se sobressai, com o acolhimento e o apoio a vários imigrantes sírios, que como ele chegavam à Capital em busca de novas oportunidades, além de órfãos, idosos e outras pessoas necessitadas, com doações para importantes instituições religiosas e de saúde, clubes sociais e outros.
“O lançamento do livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)” é mais um marco nas comemorações dos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano. A obra dá sequência à completa reestruturação física da loja, com a inauguração da Casa da Boia Cultural, realizada em maio. Nosso objetivo é integrar as pessoas e as comunidades que nos procuram, seguindo o exemplo de nosso fundador. Nesse contexto, o resgate da história de Rizkallah Jorge é importantíssimo”, resumeMario Rizkallah, diretor da Casa da Boia e neto de Rizkallah Jorge Tahan.
Serviço – Lançamento do livro:
Data:                8 de novembro de 2018
Horário:           16h às 20h
Local:              Casa da Boia Cultural
Endereço:       Rua Florêncio de Abreu, 119, Centro, São Paulo
Ficha Técnica:
Autor:              Renata Geraissati Castro de Almeida
Título:              Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)
Editora:           Annnablume
Preço:              R$ 56,00
Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Pesquisa de Percepção do Turismo de São Paulserá feita em 395 cidades

    Pela segunda vez, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens – Setur-SP, fará uma pesquisa para...

    Omicron representa risco global muito alto, mundo deve se preparar, alerta OMS

    A variante do coronavírus Omicron com fortes características mutantes, provavelmente se espalhará internacionalmente e representa um risco muito alto de surtos de infecção que...

    Marcela Cuesta, retorna ao Inprotur (Argentina) e fala ao DIÁRIO

    A conexão que o DIÁRIO tem com Marcela Cuesta remonta os primeiros anos de 2000, quando a profissional era Delegada da Argentina para a...

    Portugal volta ao estado de emergência e anuncia medidas para o final do ano

    O governo de Portugal anunciou na última quinta-feira (26) um plano de medidas restritivas para as festas de fim de ano que inclui uma...

    Ciclistas e turistas se reúnem em Minas Gerais para a Ouro Biker

    A maior ultramaratona do Brasil ocorre nas montanhas e vales na cidade de Ouro Fino. Evento traz ainda gastronomia, cultura e ações de responsabilidade...

    JetSMART retoma voos para Foz do Iguaçu

    A JetSMART Chile retomará suas operações em Foz do Iguaçu em dezembro Edição DIÁRIO com agências Os voos serão realizados nos Airbus A320-200 e Airbus A320neo,...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing