Livro ‘Um Artífice na Urbanização Paulistana’ mostra empreendedorismo de sírio em São Paulo

RETRÔ 2018

Em parceria com a Casa da Boia Cultural, a historiadora Renata Geraissati Castro de Almeida lançou no dia 8 de novembro o livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)”.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Trata-se de uma biografia histórica desse imigrante sírio com ascendência armênia, que chegou a São Paulo no final do século XIX e, em apenas três anos, fundou um dos comércios mais tradicionais da cidade, a Casa da Boia, assumindo papel de destaque como empresário, construtor e benemérito, na metrópole que surgia.
A edição e o lançamento do livro, que foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), integram as ações em comemoração aos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano, e são resultado da monografia de mestrado da autora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A historiadora tomou contato com o legado do empresário quando ainda cursava a graduação e teve acesso aos documentos preservados pela família de Rizkallah Jorge. Atualmente, ela segue seu doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordando o mesmo tema e outros aspectos relacionados.
“O livro parte de um indivíduo, uma micro-história, e o interliga com a macro-história de São Paulo e de seu desenvolvimento urbano, desde sua chegada à cidade, em 1885, até o seu falecimento, em 1949”, explica a autora.
Para ela, as várias frentes de atuação mostram o alto nível de empreendedorismo de Rizkallah Jorge, a começar pela criação da Casa da Boia, com a fabricação de artefatos de decoração, como arandelas, gradis e candelabros. Posteriormente, a produção de materiais sanitários, entre eles as boias de caixas d’água – que consolidaram o nome da loja –, atendeu a uma demanda de saúde pública, pois as condições higiênico-sanitárias precárias da cidade que se desenvolvia causavam várias doenças na população.
O livro, no entanto, mostra como o empresário passou a atuar em outros ramos, ao investir no mercado imobiliário. Foi um dos primeiros construtores de edifícios residenciais de São Paulo, entre eles, os Palacetes São Jorge, Paraíso e Alepo, todos localizados na Rua Carlos de Souza Nazaré, além do próprio casarão da Rua Florêncio de Abreu, onde ainda hoje fica a sede da Casa da Boia. Dessa forma, juntamente com outros empresários, Rizkallah Jorge teve papel preponderante na construção do espaço urbano paulistano.
A historiadora também traça um paralelo, como não poderia deixar de fazer, entre a história de Rizkallah e o movimento imigratório, que ocorreu em São Paulo no mesmo período e foi decisivo para a urbanização e o desenvolvimento da cidade. Nesse contexto, o lado filantropo de Rizkallah Jorge se sobressai, com o acolhimento e o apoio a vários imigrantes sírios, que como ele chegavam à Capital em busca de novas oportunidades, além de órfãos, idosos e outras pessoas necessitadas, com doações para importantes instituições religiosas e de saúde, clubes sociais e outros.
“O lançamento do livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)” é mais um marco nas comemorações dos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano. A obra dá sequência à completa reestruturação física da loja, com a inauguração da Casa da Boia Cultural, realizada em maio. Nosso objetivo é integrar as pessoas e as comunidades que nos procuram, seguindo o exemplo de nosso fundador. Nesse contexto, o resgate da história de Rizkallah Jorge é importantíssimo”, resumeMario Rizkallah, diretor da Casa da Boia e neto de Rizkallah Jorge Tahan.
Serviço – Lançamento do livro:
Data:                8 de novembro de 2018
Horário:           16h às 20h
Local:              Casa da Boia Cultural
Endereço:       Rua Florêncio de Abreu, 119, Centro, São Paulo
Ficha Técnica:
Autor:              Renata Geraissati Castro de Almeida
Título:              Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)
Editora:           Annnablume
Preço:              R$ 56,00
Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Bolivianos voltarão para casa depois de meses retidos na Alemanha

Os membros de uma orquestra boliviana que inclui flautas tradicionais esperam voltar para casa na próxima semana depois de ficarem retidos em um castelo...

Senado aprova projeto que oferece crédito para profissionais liberais

Em sessão remota nesta quinta-feira (28), o Plenário do Senado aprovou o projeto que abre linha de crédito especial para profissionais liberais durante a...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias