Livro ‘Um Artífice na Urbanização Paulistana’ mostra empreendedorismo de sírio em São Paulo

RETRÔ 2018

Em parceria com a Casa da Boia Cultural, a historiadora Renata Geraissati Castro de Almeida lançou no dia 8 de novembro o livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)”.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Trata-se de uma biografia histórica desse imigrante sírio com ascendência armênia, que chegou a São Paulo no final do século XIX e, em apenas três anos, fundou um dos comércios mais tradicionais da cidade, a Casa da Boia, assumindo papel de destaque como empresário, construtor e benemérito, na metrópole que surgia.
A edição e o lançamento do livro, que foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), integram as ações em comemoração aos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano, e são resultado da monografia de mestrado da autora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A historiadora tomou contato com o legado do empresário quando ainda cursava a graduação e teve acesso aos documentos preservados pela família de Rizkallah Jorge. Atualmente, ela segue seu doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordando o mesmo tema e outros aspectos relacionados.
“O livro parte de um indivíduo, uma micro-história, e o interliga com a macro-história de São Paulo e de seu desenvolvimento urbano, desde sua chegada à cidade, em 1885, até o seu falecimento, em 1949”, explica a autora.
Para ela, as várias frentes de atuação mostram o alto nível de empreendedorismo de Rizkallah Jorge, a começar pela criação da Casa da Boia, com a fabricação de artefatos de decoração, como arandelas, gradis e candelabros. Posteriormente, a produção de materiais sanitários, entre eles as boias de caixas d’água – que consolidaram o nome da loja –, atendeu a uma demanda de saúde pública, pois as condições higiênico-sanitárias precárias da cidade que se desenvolvia causavam várias doenças na população.
O livro, no entanto, mostra como o empresário passou a atuar em outros ramos, ao investir no mercado imobiliário. Foi um dos primeiros construtores de edifícios residenciais de São Paulo, entre eles, os Palacetes São Jorge, Paraíso e Alepo, todos localizados na Rua Carlos de Souza Nazaré, além do próprio casarão da Rua Florêncio de Abreu, onde ainda hoje fica a sede da Casa da Boia. Dessa forma, juntamente com outros empresários, Rizkallah Jorge teve papel preponderante na construção do espaço urbano paulistano.
A historiadora também traça um paralelo, como não poderia deixar de fazer, entre a história de Rizkallah e o movimento imigratório, que ocorreu em São Paulo no mesmo período e foi decisivo para a urbanização e o desenvolvimento da cidade. Nesse contexto, o lado filantropo de Rizkallah Jorge se sobressai, com o acolhimento e o apoio a vários imigrantes sírios, que como ele chegavam à Capital em busca de novas oportunidades, além de órfãos, idosos e outras pessoas necessitadas, com doações para importantes instituições religiosas e de saúde, clubes sociais e outros.
“O lançamento do livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)” é mais um marco nas comemorações dos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano. A obra dá sequência à completa reestruturação física da loja, com a inauguração da Casa da Boia Cultural, realizada em maio. Nosso objetivo é integrar as pessoas e as comunidades que nos procuram, seguindo o exemplo de nosso fundador. Nesse contexto, o resgate da história de Rizkallah Jorge é importantíssimo”, resumeMario Rizkallah, diretor da Casa da Boia e neto de Rizkallah Jorge Tahan.
Serviço – Lançamento do livro:
Data:                8 de novembro de 2018
Horário:           16h às 20h
Local:              Casa da Boia Cultural
Endereço:       Rua Florêncio de Abreu, 119, Centro, São Paulo
Ficha Técnica:
Autor:              Renata Geraissati Castro de Almeida
Título:              Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)
Editora:           Annnablume
Preço:              R$ 56,00

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat