Livro ‘Um Artífice na Urbanização Paulistana’ mostra empreendedorismo de sírio em São Paulo

Continua depois da publicidade

RETRÔ 2018

Em parceria com a Casa da Boia Cultural, a historiadora Renata Geraissati Castro de Almeida lançou no dia 8 de novembro o livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)”.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Trata-se de uma biografia histórica desse imigrante sírio com ascendência armênia, que chegou a São Paulo no final do século XIX e, em apenas três anos, fundou um dos comércios mais tradicionais da cidade, a Casa da Boia, assumindo papel de destaque como empresário, construtor e benemérito, na metrópole que surgia.
A edição e o lançamento do livro, que foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), integram as ações em comemoração aos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano, e são resultado da monografia de mestrado da autora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A historiadora tomou contato com o legado do empresário quando ainda cursava a graduação e teve acesso aos documentos preservados pela família de Rizkallah Jorge. Atualmente, ela segue seu doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordando o mesmo tema e outros aspectos relacionados.
“O livro parte de um indivíduo, uma micro-história, e o interliga com a macro-história de São Paulo e de seu desenvolvimento urbano, desde sua chegada à cidade, em 1885, até o seu falecimento, em 1949”, explica a autora.
Para ela, as várias frentes de atuação mostram o alto nível de empreendedorismo de Rizkallah Jorge, a começar pela criação da Casa da Boia, com a fabricação de artefatos de decoração, como arandelas, gradis e candelabros. Posteriormente, a produção de materiais sanitários, entre eles as boias de caixas d’água – que consolidaram o nome da loja –, atendeu a uma demanda de saúde pública, pois as condições higiênico-sanitárias precárias da cidade que se desenvolvia causavam várias doenças na população.
O livro, no entanto, mostra como o empresário passou a atuar em outros ramos, ao investir no mercado imobiliário. Foi um dos primeiros construtores de edifícios residenciais de São Paulo, entre eles, os Palacetes São Jorge, Paraíso e Alepo, todos localizados na Rua Carlos de Souza Nazaré, além do próprio casarão da Rua Florêncio de Abreu, onde ainda hoje fica a sede da Casa da Boia. Dessa forma, juntamente com outros empresários, Rizkallah Jorge teve papel preponderante na construção do espaço urbano paulistano.
A historiadora também traça um paralelo, como não poderia deixar de fazer, entre a história de Rizkallah e o movimento imigratório, que ocorreu em São Paulo no mesmo período e foi decisivo para a urbanização e o desenvolvimento da cidade. Nesse contexto, o lado filantropo de Rizkallah Jorge se sobressai, com o acolhimento e o apoio a vários imigrantes sírios, que como ele chegavam à Capital em busca de novas oportunidades, além de órfãos, idosos e outras pessoas necessitadas, com doações para importantes instituições religiosas e de saúde, clubes sociais e outros.
“O lançamento do livro “Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)” é mais um marco nas comemorações dos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano. A obra dá sequência à completa reestruturação física da loja, com a inauguração da Casa da Boia Cultural, realizada em maio. Nosso objetivo é integrar as pessoas e as comunidades que nos procuram, seguindo o exemplo de nosso fundador. Nesse contexto, o resgate da história de Rizkallah Jorge é importantíssimo”, resumeMario Rizkallah, diretor da Casa da Boia e neto de Rizkallah Jorge Tahan.
Serviço – Lançamento do livro:
Data:                8 de novembro de 2018
Horário:           16h às 20h
Local:              Casa da Boia Cultural
Endereço:       Rua Florêncio de Abreu, 119, Centro, São Paulo
Ficha Técnica:
Autor:              Renata Geraissati Castro de Almeida
Título:              Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)
Editora:           Annnablume
Preço:              R$ 56,00
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade