Luis Codrón, da EuropaMundo: “O turismo atual não é sustentável”

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen – de Gramado (RS) 

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO TURISMO na manhã do primeiro dia de trabalho da IX Convenção Schultz, em Gramado (RS), o diretor-geral da EuropaMundo, Luis Garcia Codrón foi muito sincero ao afirmar que o turismo em muitas cidades, principalmente as europeias, está insustentável. “Há demasiados turistas e isto vem crescendo ano a ano. Cidades como Paris, Londres, Barcelona estão demasiadamente cheias e isto vem aumentando, há vários lugares e cidades que não cabem mais gente”, afirmou.

Garcia ainda acrescentou que já existem manifestações contra o turismo de massa, em algumas cidades, como Barcelona. “No entanto, o mundo é muito grande e há muitos lugares que ainda  se devem e se podem descobrir”. Segundo ele o turismo sustentável busca outros destinos, não tão conhecidos, não tão badalados. “É justamente em algum desses lugares que há uma população carente, que necessita de trabalho, oportunidades e melhores meios de vida”. afirmou.

Veja também as mais lidas do DT

Etanol 

Questionado sobre o modelo econômico de produção e consumo dentro do contexto do turismo e a questão específica combustível, Codrón fez uma retrospectiva: “Em 1972 eu era um menino  e ocorreu a primeira crise do petróleo. A previsão era que em 15 anos não haveria mais petróleo. Passaram-se quase 50 anos e isso ainda não aconteceu, apesar de sermos sempre lembrados”, disse. Segundo ele, o mundo possui muitos outras fontes de energia, deu o exemplo do Etanol, no Brasil. “Mas há um problema real que é mais preocupante que a falta de combustível para o turismo, que é a contaminação do planeta”, arrematou.

Sobre a longa parceria de duas décadas com a Schultz, Luis foi sintético. “O Aroldo é um cara cheio de ideias, energia e sonhos. Sou assim também”.

www.europamundo.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade