A Harus é marca que se vê em praticamente todos os hotéis do país. Embora ela apareça discreta nas embalagens de shampoos, sabonetes e hidratantes oferecidos nos quartos, a empresa é líder no mercado brasileiro de amenities, e inaugurou no último mês de abril uma nova fábrica, na cidade de Franca (SP). Do design da embalagem até o produto final, a empresa desenvolve formulações exclusivas para marcas nacionais e internacionais, entre elas O Boticário, Vinotage (Grupo Família Valduga), KUR Cosméticos, L’Occitane e Costa Brasil.
REDAÇíO DO DIÁRIO
Em 25 anos de história, a companhia tem ampliado os negócios com produtos para os setores de alimentação e hoteleiro. Em seu projeto de expansão, a empresa identificou a oportunidade de aumentar sua fatia de mercado com a diversificação de sua linha de produtos. Passou a desenvolver, então, itens para os setores de alimentos, acessórios, eletrônicos, cama e banho. Luiz Roberto Magrin Filho, o Beto, fundador e presidente da companhia fala dessa nova e audaciosa fase da empresa em entrevista exclusiva concedida ao DT, acompanhe:
DIÁRIO – Temos acompanhado a evolução e a presença da Harus no Brasil, em especial nas feiras. Temos notícias de que irão expandir seus negócios em setores de alimentos, acessórios, eletrônicos, cama e banho. A empresa pretende manter essa ligação ao setor hoteleiro e de viagens ou quer voos ainda mais altos?
Acredito que o mercado de hospitalidade nos oferece imensas oportunidades, e é nele que seguimos apostando. Mas temos de levar em consideração que o nosso setor é bastante dinâmico e, por isso, precisamos estar em linha com as tendências e em constante evolução.
Há muitas chances de negócio para as empresas atuarem em diferentes segmentos, desde que estejam preparadas para isso.
Nos últimos anos, temos investido na diversificação de produtos e serviços para atender nossos clientes, sempre buscando nos diferenciar pela qualidade e pela exclusividade dos produtos personalizados.
Desse esforço, nasceu em 2013 a Harus Food. Por meio de parcerias com as principais marcas do mercado de food service – Júnior Alimentos, Le Petit, Homemade, Ísis, Vigor, Bauducco e Polleto Alimentos, esta unidade vem expandindo a oferta de produtos.
Com a Harus Hotelaria também identificamos uma oportunidade de oferecer ao mercado o “enxoval completo”: nosso portfólio é composto por itens para tratamento cosmético, acessórios, produtos eletrônicos e de cama e banho.
A chegada da pandemia do novo coronavírus nos fez pensar ainda em como contribuir para a segurança sanitária nos estabelecimentos de nossos parceiros (e de seus hóspedes). Por isso, passamos a fabricar uma linha completa de álcool em gel e álcool 70. São dispensers, sachês, totens e outros itens destinados a esse propósito.

DIÁRIO – A consciência ambiental dos empreendedores hoteleiros tem aumentado, não só no quesito de combate ao desperdício, como na utilização cada vez maior de produtos que não agridem a natureza (dispensers maiores, produtos bioecológicos etc). Vocês estão acompanhando esse processo?
A sustentabilidade deixou de ser modismo e tornou-se uma prioridade para todos os setores da indústria – basta ver a quantidade de vezes em que se ouve o termo ESG (Environmental, Social and Governance) atualmente. Para além das questões ecológica e social, os empreendedores hoteleiros buscam uma relação melhor de custo/eficiência e, claro, mais lucratividade.
Na Harus, essa preocupação sempre esteve presente. Por isso, estamos constantemente revendo nossos processos de fabricação, que seguem o padrão de qualidade da indústria de cosméticos internacional.
Nossa linha de amenities (desenvolvida para valorizar o autocuidado e promover o bem-estar) utiliza matérias-primas livres de parabenos e não é testada em animais. Estamos preparados para entregar o produto completo, personalizado e sustentável: da formulação ao design e rótulo das embalagens, que são biodegradáveis e têm o selo Plástico Verde.
O retorno que temos dos clientes sobre a Alma Brasil, nossa marca própria de produtos eco-friendly, confirma que estamos no caminho certo. Os números mostram isso: a linha já representa 40% das vendas da Harus.
Outro destaque desse segmento entre os nossos produtos é a marca Costa Brazil, desenvolvida especialmente para os hóspedes dos hotéis Fasano.
DIÁRIO – Essa nova fábrica surge praticamente na última parte do maior desastre sanitário do Brasil e do mundo. Evidentemente que quando se pensou em construí-la os planos eram outros. Pergunta: Esses planos foram mantidos? O que mudou?
O plano de ampliação e modernização da fábrica foi mantido, pois os recursos financeiros já estavam alocados para isso. Ademais, acreditamos que a inovação deva estar no centro da estratégia de negócio da Harus. Em todos os momentos, mas especialmente em períodos desafiadores.

DIÁRIO – Temos um alcance na América, com o nosso jornal parceiro Travel2Latam. Quais são os planos da Harus de expansão nos países Latinoamericanos?
As relações comerciais que estreitamos com clientes da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai têm dado bastante visibilidade à Harus, e nossos esforços estão concentrados em expandi-las.
Para garantir, inclusive, a distribuição eficiente de nossos produtos, tanto em território nacional quanto para clientes estrangeiros, temos hoje uma estrutura logística descentralizada.
Ao todo, são 46 representantes, distribuidoras em Franca, Fortaleza, São Luís e Porto Seguro, além do nosso centro de distribuição em Maceió – para atender as regiões Norte e Nordeste – e de uma filial em Assunção, no Paraguai.
A retomada do turismo com a vacinação é a opção dos brasileiros por destinos nacionais ou dentro da região nos próximos meses deve ajudar a elevar a demanda do setor e trazer novas oportunidades de negócios.
DIÁRIO – No posicionamento de mercado da Harus pós-pandemia qual vai ser a principal mensagem da empresa para os brasileiros consumidores e clientes fiéis e os ainda não fiéis à sua linha de produtos?
Queremos demonstrar a preocupação da Harus com todos que tornam o dia a dia do setor de hospitalidade possível: os estabelecimentos, seus colaboradores e seus hóspedes. O que norteia a nossa operação é oferecer qualidade, segurança, bem-estar, excelente custo-benefício e o melhor prazo de entrega do mercado – tendo sempre em mente a sustentabilidade dos negócios e do mundo que nos rodeia.
Por último, no momento em que completamos 25 anos de atuação, gostaria de agradecer aos nossos clientes e parceiros pela confiança na marca. Seguiremos investindo em produtos e serviços que contribuam para esse objetivo.