Luiz Roberto Magrin, presidente da Harus: ‘a inovação está no centro de nossa estratégia’

Continua depois da publicidade

A Harus é marca que se vê em praticamente todos os hotéis do país. Embora ela apareça discreta nas embalagens de shampoos, sabonetes e hidratantes oferecidos nos quartos, a empresa é líder no mercado brasileiro de amenities, e inaugurou no último mês de abril uma nova fábrica, na cidade de Franca (SP). Do design da embalagem até o produto final, a empresa desenvolve formulações exclusivas para marcas nacionais e internacionais, entre elas O Boticário, Vinotage (Grupo Família Valduga), KUR Cosméticos, L’Occitane e Costa Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Em 25 anos de história, a companhia tem ampliado os negócios com produtos para os setores de alimentação e hoteleiro. Em seu projeto de expansão, a empresa identificou a oportunidade de aumentar sua fatia de mercado com a diversificação de sua linha de produtos. Passou a desenvolver, então, itens para os setores de alimentos, acessórios, eletrônicos, cama e banho. Luiz Roberto Magrin Filho, o Beto, fundador e presidente da companhia fala dessa nova e audaciosa fase da empresa em entrevista exclusiva concedida ao DT, acompanhe:

DIÁRIO – Temos acompanhado a evolução e a presença da Harus no Brasil, em especial nas feiras. Temos notícias de que irão expandir seus negócios em  setores de alimentos, acessórios, eletrônicos, cama e banho. A empresa pretende manter essa ligação ao setor hoteleiro e de viagens ou quer voos ainda mais altos?

Acredito que o mercado de hospitalidade nos oferece imensas oportunidades, e é nele que seguimos apostando. Mas temos de levar em consideração que o nosso setor é bastante dinâmico e, por isso, precisamos estar em linha com as tendências e em constante evolução.

Veja também as mais lidas do DT

Há muitas chances de negócio para as empresas atuarem em diferentes segmentos, desde que estejam preparadas para isso.

Nos últimos anos, temos investido na diversificação de produtos e serviços para atender nossos clientes, sempre buscando nos diferenciar pela qualidade e pela exclusividade dos produtos personalizados.

Desse esforço, nasceu em 2013 a Harus Food. Por meio de parcerias com as principais marcas do mercado de food service – Júnior Alimentos, Le Petit, Homemade, Ísis, Vigor, Bauducco e Polleto Alimentos, esta unidade vem expandindo a oferta de produtos.

Com a Harus Hotelaria também identificamos uma oportunidade de oferecer ao mercado o “enxoval completo”: nosso portfólio é composto por itens para tratamento cosmético, acessórios, produtos eletrônicos e de cama e banho.

A chegada da pandemia do novo coronavírus nos fez pensar ainda em como contribuir para a segurança sanitária nos estabelecimentos de nossos parceiros (e de seus hóspedes). Por isso, passamos a fabricar uma linha completa de álcool em gel e álcool 70. São dispensers, sachês, totens e outros itens destinados a esse propósito.

Linha Harus de amenities especias

DIÁRIO – A consciência ambiental dos empreendedores hoteleiros tem aumentado, não só no quesito de combate ao desperdício, como na utilização cada vez maior de produtos que não agridem a natureza (dispensers maiores, produtos bioecológicos etc). Vocês estão acompanhando esse processo?

A sustentabilidade deixou de ser modismo e tornou-se uma prioridade para todos os setores da indústria – basta ver a quantidade de vezes em que se ouve o termo ESG (Environmental, Social and Governance) atualmente.  Para além das questões ecológica e social, os empreendedores hoteleiros buscam uma relação melhor de custo/eficiência e, claro, mais lucratividade.

Na Harus, essa preocupação sempre esteve presente. Por isso, estamos constantemente revendo nossos processos de fabricação, que seguem o padrão de qualidade da indústria de cosméticos internacional.

Nossa linha de amenities (desenvolvida para valorizar o autocuidado e promover o bem-estar) utiliza matérias-primas livres de parabenos e não é testada em animais. Estamos preparados para entregar o produto completo, personalizado e sustentável: da formulação ao design e rótulo das embalagens, que são biodegradáveis e têm o selo Plástico Verde.

O retorno que temos dos clientes sobre a Alma Brasil, nossa marca própria de produtos eco-friendly, confirma que estamos no caminho certo. Os números mostram isso: a linha já representa 40% das vendas da Harus.

Outro destaque desse segmento entre os nossos produtos é a marca Costa Brazil, desenvolvida especialmente para os hóspedes dos hotéis Fasano.

DIÁRIO – Essa nova fábrica surge praticamente na última parte do maior desastre sanitário do Brasil e do mundo. Evidentemente que quando se pensou em construí-la os planos eram outros. Pergunta: Esses planos foram mantidos? O que mudou?

O plano de ampliação e modernização da fábrica foi mantido, pois os recursos financeiros já estavam alocados para isso. Ademais, acreditamos que a inovação deva estar no centro da estratégia de negócio da Harus. Em todos os momentos, mas especialmente em períodos desafiadores.

A nova fábrica, em Franca (Crédito: arquivo DT)

DIÁRIO – Temos um alcance na América, com o nosso jornal parceiro Travel2Latam. Quais são os planos da Harus de expansão nos países Latinoamericanos?

As relações comerciais que estreitamos com clientes da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai têm dado bastante visibilidade à Harus, e nossos esforços estão concentrados em expandi-las.

Para garantir, inclusive, a distribuição eficiente de nossos produtos, tanto em território nacional quanto para clientes estrangeiros, temos hoje uma estrutura logística descentralizada.

Ao todo, são 46 representantes, distribuidoras em Franca, Fortaleza, São Luís e Porto Seguro, além do nosso centro de distribuição em Maceió – para atender as regiões Norte e Nordeste – e de uma filial em Assunção, no Paraguai.

A retomada do turismo com a vacinação é a opção dos brasileiros por destinos nacionais ou dentro da região nos próximos meses deve ajudar a elevar a demanda do setor e trazer novas oportunidades de negócios.

DIÁRIO – No posicionamento de mercado da Harus pós-pandemia qual vai ser a principal mensagem da empresa para os brasileiros consumidores e clientes fiéis e os ainda não fiéis à sua linha de produtos?

Queremos demonstrar a preocupação da Harus com todos que tornam o dia a dia do setor de hospitalidade possível: os estabelecimentos, seus colaboradores e seus hóspedes. O que norteia a nossa operação é oferecer qualidade, segurança, bem-estar, excelente custo-benefício e o melhor prazo de entrega do mercado – tendo sempre em mente a sustentabilidade dos negócios e do mundo que nos rodeia.

Por último, no momento em que completamos 25 anos de atuação, gostaria de agradecer aos nossos clientes e parceiros pela confiança na marca. Seguiremos investindo em produtos e serviços que contribuam para esse objetivo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade