Lukasz Gieranczyk, da Quero Passagem: ‘o que tem se popularizado são as passagens rodoviárias e não as aéreas’

Continua depois da publicidade

15 ANOS DIÁRIOS- PUBLICADO DIA 15 DE AGOSTO DE 2014

Lukasz Gieranczyk é o presidente e idealizador do portal de compra de passagens rodoviárias Quero Passagem. Nesta entrevista, concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen no dia 15 de agosto, ele desmistifica aquela ideia de que as passagens aéreas só  se popularizaram no país e adianta: “nos últimos dois anos justamente o setor das viações rodoviárias e não o setor das linhas aéreas é que tem se popularizado mais; Lukasz acaba de voltar de uma viagem à Ásia, onde fez articulações com empresas e sites de vendas de passagens rodoviárias.  “A ideia é criarmos uma rede de conteúdo de ônibus nos países onde o uso de ônibus é muito popular. Já estamos conversando com empresas no México, Índia, China e Indonésia”, adianta nesta entrevista, acompanhe:

DIÁRIO – O transporte rodoviário tende a  crescer no Brasil, mesmo com a popularização das passagens aéreas?

Veja também as mais lidas do DT

LUKASZ GIERANCZYK – O transporte rodoviário no Brasil já é mais usado pelos brasileiros do que as passagens aéreas. Estamos falando de um mercado de 140 milhões de passagens rodoviárias vendidas versus 120 milhões de passagens aéreas vendidas em 2012 pelas empresas de viação brasileiras. De fato, nos últimos dois anos justamente o setor das viações rodoviárias e não o setor das linhas aéreas é que tem se popularizado mais. Com os investimentos feitos antes da Copa do Mundo foram modernizadas muitas das rodoviárias do Brasil e as auto-viações investiram no total mais de R$500 milhões em novos veículos muito mais modernos, seguros e confortáveis. O Brasil possui hoje 44 rodoviárias completas e mais de 3 mil destinos com rodoviárias menores comerciais usadas por mais de 260 empresas de transporte rodoviário. As pessoas entenderam que viajar de ônibus hoje pode ser rápido, seguro, mais barato e tem muitos mais destinos em comparação com o setor aéreo que possui apenas nove aeroportos e apenas três ou quatro empresas aéreas comerciais.

"os preços altos dos pedágios não influenciam o valor das passagens rodoviárias"

DIÁRIO – Faça um comparativo com o sistema rodoviário do Brasil com o da Europa (companhias, empresas de ônibus e estradas).

LUKASZ GIERANCZYK – Realmente e’ difícil comparar estes dois mercados. A Europa é como se fosse o Brasil todo separado em países pequenos independentes. Lá o setor rodoviário compete com os voos aéreos de baixo custo (low cost, tipo WIzzair, Ryanair, Vueling, Easyjet), compete também com o setor dos trens que de fato dominam a forma de se locomover na Europa e, claro, competem também com a boa condição das estradas e baixo-custo de transporte de carro. No Brasil o setor rodoviário não tem muita concorrência, apenas o setor aéreo que está em queda há mais de dois anos já que ele tem maiores custos de operação e menor número de usuários. Para os brasileiros o ônibus rodoviário é hoje, em muitos casos, quase a única opção para fazer a sua viagem.

DIÁRIO – As concessões das rodovias brasileiras têm tornado as estradas muito melhores, mas os pedágios muito caros. Até que ponto isso influencia no valor da passagem rodoviária?

LUKASZ GIERANCZYK  – Os preços das passagens rodoviárias nos últimos dois anos no geral tiveram uma queda de 8%. A média da passagem que era em 2011 de R$95,00 hoje gira em torno de R$87,00. Ou seja, com certeza os preços altos dos pedágios muito caros não influenciam o valor das passagens rodoviárias.

Quero Passagem: trabalho de parcerias com sites de outros países

DIÁRIO – Você irá expandir o Quero Passagem para passagens internacionais? Um turista pode comprar um trecho, por exemplo, na Europa? 

LUKASZ GIERANCZYK  – Sim, estamos iniciando um trabalho de parcerias com os maiores sites de busca de ônibus em alguns países estratégicos. A ideia é criarmos uma rede de conteúdo de ônibus nos países onde o uso de ônibus é muito popular. Já estamos conversando com empresas no México, Índia, China e Indonésia.
DIÁRIO – Você pode falar do resultado destas parcerias que você está fazendo na Ásia?

LUKASZ GIERANCZYK – Infelizmente estamos em fase de negociacoes e por isso ainda nao posso revelar nada ou falar algo que seja definitivo ao certo nesta questão. Com certeza queremos ter acesso ao conteúdo das auto viações na China em primeiro lugar para revender isso aqui no Brasil. Agora precismos fazer a melhor escolha e implementar isso para comercializar no Brasil.

ACESSE: www.queropassagem.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade