Ministra do Turismo se reúne com representantes do setor aéreo

Continua depois da publicidade

Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, foi recebida pelos dirigentes das principais companhias aéreas do país em São Paulo

Agência com Edição do DIÁRIO


A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, se reuniu nesta sexta-feira (12), em São Paulo (SP), com representantes das companhias aéreas Latam, Gol e Voepass para tratar do tema: “Democratizar o acesso à aviação para que mais pessoas possam voar pelo país”. Segundo o Ministério, “democratizar esse acesso é um compromisso assumido pelo governo federal”, informa nota da pasta.

Veja também as mais lidas do DT

O objetivo do encontro foi para que a ministra conhecesse as estruturas das companhias e para estreitar o diálogo sobre fatores que interferem no preço dos bilhetes aéreos, além de ações conjuntas que possam ampliar a conectividade aérea no país.

“Estamos construindo soluções, em parceria com as companhias áreas e representantes do setor, para possibilitar que mais pessoas tenham a opção de usar este importante meio de transporte a preços mais acessíveis e com maior oferta de conexões”, explicou a ministra Daniela Carneiro.

A primeira agenda do dia ocorreu na sede da Latam, com o presidente-executivo da companhia, Jerome Cadier; a diretora de Assuntos Corporativos da Latam, Maria Elisa; e a gerente de Assuntos Regulatórios, Tatiane Viana.

A Latam opera, hoje, em 55 destinos e, no primeiro trimestre deste ano, teve a maior participação entre os 23,8 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros (37,5%).

Na sequência, a ministra se reuniu com o presidente da Voepass, José Luíz Felício; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Carlos Alberto Cordeiro Damião. A companhia é a mais antiga em operação no país, com 27 anos de atuação. Hoje, opera em 40 destinos, tendo como foco a aviação regional.

Ainda nesta sexta-feira, a ministra Daniela Carneiro se encontrou com o CEO da Gol, Celso Ferrer; e a diretora de Relações Institucionais, Renata Fonseca; a vice-presidente de Clientes, Carla Fonseca; o vice-presidente Comercial, Eduardo Bernardes; e o assessor da presidência Alberto Fajerman.

Por dia, são transportados cerca de 100 mil passageiros pela companhia, que voa para 73 destinos no país. Lá, a ministra conheceu o Centro de Engenharia da empresa que acompanha, em tempo real, a operação de voos, a partir de uma série de indicadores, como partidas e chegadas, taxa de pontualidade, condições do clima, entre outros.

Também participaram dos encontros o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos e Normativos, Wilken Souto; e a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro.

NÚMEROS DA AVIAÇÃO – Em março deste ano, 7,4 milhões de passageiros se locomoveram em viagens pelo país – número 15,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, mas ainda 3,5% abaixo do volume pré-pandemia (2019). No primeiro trimestre do ano, o número de passageiros ultrapassa a marca de 23,8 milhões.

Em relação a chegada de turistas internacionais, foram mais de 2,3 milhões no primeiro trimestre do ano, superando o registrado em 2019, ano pré-pandêmico, quando cerca de 2,29 milhões de turistas entraram no país. Com a alta na movimentação, os gastos destes turistas também cresceram e contabilizaram o melhor mês de março dos últimos seis anos, incremento de US$ 570 milhões a partir da chegada de 577,2 mil turistas internacionais no país.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade