O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, realizou visita técnica no último fim de semana para acompanhar o desenvolvimento do enoturismo em Santa Catarina
Edição DIÁRIO com agências
Durante o segundo dia de agenda em Santa Catarina, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu com prefeitos, gestores de turismo e o trade dos municípios que compõem a Serra Catarinense, em Rancho Queimado (SC). Na pauta, estava a discussão de ações e projetos que auxiliem o desenvolvimento turístrico da região, que recebe anualmente milhares de visitantes e é uma das principais do estado. Estiveram presentes no encontro representantes de, pelo menos, 20 cidades que integram o roteiro.
Veja também as mais lidas do DT
A reunião buscou ouvir o pleito dos prefeitos e verificar a realidade de cada cidade que faz parte deste imponente polo. “É muito importante conversarmos na ponta, com aqueles que fazem o turismo acontecer. Precisamos entender quais os gargalos que cada localidade passa, para que possamos trabalhar alinhados e conquistar resultados que transformarão o nosso setor nesta região que tanto contribui para o turismo catarinense e nacional”, disse o Ministro.
Entre os assuntos tratados estavam questões de infraestrutura rodoviária e de conectividade, como a duplicação de rodovias e a melhoria da rede de telefonia móvel e de internet. A prefeita de Rancho Queimado (SC), Cleci Veronezi, agradeceu a presença do ministro destacou o objetivo de aprimorar o turismo local. “Nós temos uma região que tem praia, tem turismo de aventura, tem serra, tem comida boa. Nós temos tudo para ser o melhor local e melhor destino de Santa Catarina. A gente fica muito orgulhoso de receber tanta gente. Agradeço ao ministro Gilson pela presença”, declarou.
Para os amantes de um bom vinho, a Serra de Santa Catarina pode ser o destino de uma viagem por paisagens cênicas e sabores diversos. Conhecida como Rota dos Vinhos Finos de Altitude, o caminho é composto por 22 vinícolas. Concebido há mais de 5 anos, o roteiro passa por nove cidades catarinenses: São Joaquim, Água Doce, Videira, Campo Belo do Sul, Urupema, Urubici, Bom Retiro, Rancho Queimado e Treze Tílias. São responsáveis pela produção de 1,5 milhão de garrafas por ano.
VISITA TÉCNICA – Ainda durante este sábado, o ministro realizou visita técnica na vinícola Thera, no município de Bom Retiro (SC). O empreendimento é um bom exemplo de como o enoturismo pode impactar diretamente a economia local, gerando emprego e renda para a população da região. Ao todo, o local possui vinícolas que produzem cerca de 2 milhões de vinhos e espumantes em uma área de 800 hectares, sendo 600 deles de uvas plantadas.
PC