Honda investe no setor aéreo e revela modelo do novo jato

Continua depois da publicidade

Após o HondaJet HA-420, a fabricante Honda Aicraft Company está determinada em ampliar sua atuação no setor aeronáutico

Edição DIÁRIO com agências

A empresa apresentou, na feira de aviação executiva NBAA Business Aviation Convention and Exhibition (NBAA-BACE) 2021, em Las Vegas, uma maquete em tamanho real do HondaJet 2600 Concept, modelo que pode dar origem a mais um avião da marca japonesa.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo a Honda, a exibição do produto na NBAA-BACE, o evento mais prestigiado do mundo sobre aviação de negócios, visa “coletar feedback dos clientes e validar a demanda do mercado”.

A fabricante não estipulou datas sobre o voo inaugural ou estreia do novo jato.

A aeronave é uma evolução do primeiro HondaJet com maior capacidade e desempenho aprimorado. Enquanto o HA-420 leva sete ocupantes e tem alcance de 2.661 km, o novo modelo é projetado para embarcar entre 8 e 11 passageiros e percorrer 4.815 km (ou 2.600 milhas náuticas, número que inspirou o nome do conceito).

A divulgação do alcance de 2.600 milhas náuticas é um chamariz da Honda para atrair clientes nos Estados Unidos, que é o maior consumidor de jatos executivos do mundo.

Uma aeronave com essa performance é capaz de cruzar o país de leste a oeste sem escalas de reabastecimento. Essa especificação também cobre todo o território do Brasil.

O novo jato herda algumas das principais características do HondaJet original, como os motores instalados na parte superior das asas, o que, segundo o fabricante, reduz os níveis de ruídos e vibrações na cabine, e a concepção monopiloto (avião que requer apenas um piloto).

Não à toa, a Honda diz que seu novo avião pode ser o primeiro jato monopiloto com alcance transcontinental.

Para facilitar a operação da aeronave com apenas um piloto no comando, o HondaJet 2600 Concept possui vários sistemas automatizados, como autothrottle (acelerador automático), autobrake (freios com acionamento automático) e o Advanced Steering Augmentation System, equipamento que reduz a carga de trabalho dos pilotos mantendo o curso da aeronave.

Outros dados de desempenho informados pela Honda indicam que o jato poderá voar a velocidade de cruzeiro de 833 km/h e alcançar a altitude de 47.000 pés (14.325 metros). A fabricante também promete reduzir o nível de emissões poluentes e o consumo de combustível da aeronave em até 20% comparado a outros jatos leves.

“Estamos validando a demanda do mercado ao revelar um novo conceito de aeronave em um segmento diferente do HondaJet original. O HondaJet 2600 Concept, que permite um voo transcontinental eficiente, oferece um novo nível de conforto e capacidade da cabine e reduz drasticamente as emissões de CO2. Estamos introduzindo uma nova geração de jatos executivos”, declarou o presidente e CEO da Honda Aicraft Company, Michimasa Fujino.

Com quase 200 unidades entregues desde 2016, o HondaJet HA-420 rapidamente se tornou um dos maiores sucessos do mercado de aviação de negócios e inseriu a Honda no hall dos principais fabricantes do setor. Com um novo produto, a empresa japonesa pode se tornar uma das maiores de sua categoria, rivalizando com nomes como Bombardier, Cessna e Embraer.

Fonte: CNN

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade